Apodi - Pelo menos 1.700 alunos da rede estadual de ensino estão impossibilitados de freqüentar as aulas por falta de transporte escolar. Desde a última sexta-feira, 14, os veículos que fazem o serviço estão paralisados por falta de pagamento, que não vem há pelo menos dois meses.
Diante dessa situação, as salas de aulas e os corredores das escolas do Estado no município estão praticamente vazios. "É sem dúvida revoltante a forma como nossos governantes tratam a educação. A cada dia somos surpreendidos com fatos inadmissíveis que só evidenciam a falta de respeito com nossas crianças e jovens", reclamou a professora Rokátia Kleânia, que sente falta de muitos dos seus melhores alunos.
Para ela, é uma falta de cuidado dos governantes deixar que a cena se repita em pleno final de ano letivo. Os motoristas já avisaram que sem o pagamento eles não têm condições de transportar os alunos, visto que não dispõem de recursos suficientes para fazer a manutenção dos veículos, uma vez que a maioria dos condutores sobrevive exclusivamente dessa atividade.
A situação preocupa a comunidade escolar, principalmente porque o término das aulas está previsto para o dia 29 de dezembro. "Até lá, como os estudantes da zona rural se deslocarão até as suas escolas para assistir às aulas, realizar suas atividade e avaliações e concluir o ano letivo?", questionou Rokátia.
Esse é um problema antigo de toda a região. Todos os anos esse dilema se repete por mais de uma vez, deixando milhares de jovens prejudicados, diante da dificuldade de chegar até os municípios-sedes.
De acordo com os números das Diretorias Regionais de Educação, a maioria dos municípios do Oeste potiguar é oriunda da zona rural. Só esse ano, foram registrados inúmeros protestos contra o Governo, devido à deficiência do transporte escolar.
Nota do Blog:
Estive lendo hoje no jornal de Fato, e vi como os professores e estudantes de alguns municípios estão apreensivos mais precisamente os de Apodi com a possibilidade de não acontecer o encerramento do ano letivo devido à falta de transporte dos alunos da zona rural para sede do município, é que os proprietários dos transportes que prestam esse serviço suspenderam o mesmo por falta de pagamento. Esse problema não é novo todo mundo sabe, e sabemos também que o pagamento somente será efetuado com uma grande mobilização dos que se encontram prejudicados, O SINTE Regional de Apodi na gestão anterior fez um grande movimento e consegui. Fez reuniões com professores e aluno, com motoristas e foi até a cidade de Pau dos Ferros cobrar diretamente da Governadora que se encontrava naquela cidade em uma feira dos município, foi assim que arrancamos o pagamento dos transportes escolar e os motoristas suspenderam de imediato a greve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário