segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Não vai dar tempo

24/11/2008 12:48:29

Os produtores agrícolas estão em polvorosa com a crise. Há vários relatos de fazendeiros devolvendo máquinas e equipamentos, em função da incerteza da safra de 2009. O IBGE rebaixou em 3,9% da previsão da produção em 2009, para 140,8 milhões de toneladas de grãos. Há o claro temor de que os preços das commodities continuem ladeira abaixo, com a recessão no Hemisfério Norte e a desaceleração das economias dos países emergentes.

O governo disponibilizou 5 bilhões de reais para tentar garantir a safra. Somente o Banco do Brasil aumentou o crédito ao setor para 8,6 bilhões de reais, entre junho e outubro, 30% a mais do que o mesmo período de 2007.

O efeito da retração da safra é claro: mais inflação. Aparentemente, o governo pretende tolerar um pouquinho mais a alta dos preços, em vez de seguir elevando o juro. Ao menos, esta é a visão da Fazenda, que nem sempre coincide com a do Banco Central.

Comida cara é um desafio, porque os eleitores darão seu recado nas urnas em 2010, ano da eleição presidencial. Sobretudo porque analistas consideram a hipótese de o Brasil crescer zero daqui a dois anos. Os tempos serão mais turbulentos.

Nenhum comentário: