segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Gorete Pinto participa de encontro da Funasa em Natal e defende construção de casas populares saneamento básico


Cerca de 130 pessoas entre prefeitos, técnicos e assessores municipais, além de autoridades, como o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, e representantes da sociedade organizada, se reuniram na Coordenação Regional da Fundação Nacioanal de Saúde - Funasa em Natal (Core/RN), para participarem de uma reunião técnica com o objetivo de informar os gestores municipais sobre os convênios na área de engenharia ambiental, firmados entre a Funasa e os municípios do Rio Grande do Norte.



O coordenador da Core/RN, José Antonio de Abreu, reafirmou, durante a reunião, o empenho de sua gestão em atender a solicitação de todos os municípios, informando, também, que estará a disposição para atender a todos que se dirigirem à Core/RN.



A prefeita eleita do município de Apodi (334 KM de Natal), Maria Goreti da Silveira, disse que o evento foi importante para as políticas de saúde dos municípios, pois trouxe muitas informações técnicas sobre os convênios. O município de Apodi firmou convênios relativos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a Emendas Parlamentares, para melhorias habitacionais destinadas ao controle da doença de Chagas e melhorias sanitárias domiciliares. "Este evento ajudou muito os municípios na elaboração dos projetos", afirmou Gorete Pinto que pretende erradicar todas as casas de taipas do município de Apodi em sua gestão que será iniciada em janeiro de 2009.


Em seu pronunciamento, o senador Garibaldi Alves Filho enfatizou a eficiência do quadro funcional da Funasa. "A Funasa está presente em nível federal, levando saúde por meio de ações de saneamento, além de ter grande responsabilidade com os pequenos e médios municípios na implantação de obras de saneamento", afirmou Garibaldi Alves.



Na reunião a prefeita eleita Gorete Pinto também cobrou junto ao presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves Filho empenho na liberação de recursos para resolver o problema do saneamento básico de Apodi. Hoje a Lagoa do Apodi considerado como principal cartão postal da cidade vem sendo degrada pelas poluições causadas pelos esgostos a céu aberto nas vias da cidade.

Escrito por Josenias Freitas às 16h41

Nenhum comentário: