quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Pecuária do RN cai 7,5%

PESQUISA - O rebanho bovino teve uma redução de 1, 7% no ano
passado 27/11/2008 - Tribuna do Norte



A quantidade de animais da pecuária potiguar caiu 7,5% em 2007. De acordo com dados divulgados ontem pelo IBGE, a maior redução foi no grupo de galináceos e coelhos, cuja quantidade foi reduzida em 10% no período. Outro dado do levantamento é que o leite foi o produto mais rentável nesta área, com R$ 145,4 milhões movimentados no ano passado.


De acordo com a pesquisa, o principal subgrupo dos animais de grande porte, os bovinos, sofreu uma redução de 1,7% em 2007. “Uma das justificativas é a descapitalização dos produtores no ano de 2006, implicando na redução dos investimentos no ano de 2007; além disso, tivemos à reavaliação das estimativas baseadas nas informações do Censo Agropecuário 2006”, diz o supervisor de Disseminação de Informações do IBGE RN, Ivanilton Passos, em texto divulgado à imprensa ontem. As cidades com maior concentração desses animais foram Caicó (29,9 mil), Mossoró (21,1 mil) e São José do Mipibu (20,6 mil). Os bovinos representam 89% dos animais de grande porte, grupo onde também estão inclusos búfalos, cavalos, jumentos, etc.


Já entre os de pequeno porte a redução foi de 0,4%. Em 2007, o maior número deste subgrupo era o de caprinos e ovinos (cabras, bodes e ovelhas), que reunia 915,7 mil cabeças. A maior queda foi entre os de pequeno porte: havia mais de 5,4 milhões de cabeças (coelhos, codornas, galos, etc) em 2006, quantidade que foi reduzida para 4,86 milhões no ano seguinte.


Leite

A pesquisa também levanta quais os principais produtos de origem animal. De acordo com o IBGE, no RN o destaque fica para o leite. Foram produzidos 214 mil litros em 2007, volume que deixa o estado em quinto lugar no ranking nordestino.


No ano passado, a produção de leite do Estado obteve um rendimento de R$ 145,4 milhões, “tornando-se uma das principais atividades econômicas entre os produtos de origem animal, devido aos seguintes fatores: aperfeiçoamento das técnicas de produção leite, melhoria genética do rebanho e estímulo para mudança da pecuária de corte para o rebanho leiteiro”, analisou Ivanilton.

Nenhum comentário: