Didática do professor ocupa só 10% do currículo das licenciaturas |
Os cursos de licenciatura em Letras e Ciências Biológicas das faculdades e universidades brasileiras dedicam apenas 10% da grade curricular para conhecimentos sobre didática. No caso da Matemática, a proporção sobe para cerca de 30%. Além disso, 95% deles não têm especificações para seus programas de estágio. Para completar, a maior parte dos concursos realizados por prefeituras e Estados para contratar profissionais concentra suas perguntas em aspectos da legislação, sem apresentar bibliografia nem questionamentos sobre práticas de ensino.
Em resumo, as instituições de ensino superior estão formando mal o futuro professor, os estágios dentro das salas de aula são mal formulados e pouco aproveitados e, na hora de contratar, as redes de ensino não sabem selecionar os mais preparados.
O cenário, que ajuda a identificar as falhas na formação profissional dos docentes, e na sua posterior contratação, foi traçado por um estudo feito pela Fundação Carlos Chagas a pedido da Fundação Victor Civita. Uma primeira etapa da pesquisa, que analisou os cursos de Pedagogia, foi divulgada no mês passado. A pesquisa levou em conta as grades e emendas curriculares de cursos oferecidos por instituições públicas (estaduais e federais) e particulares.
"Oferecer apenas 10% da grade para conhecimentos para docência é muito, muito pouco, porque se trata de licenciatura, não de bacharelado. Estamos falando do curso dedicado a formação de professores", afirma a consultora pedagógica da Fundação Victor Civita, Regina Scarpa. "Não há preocupação com ensino e aprendizagem por parte dessas faculdades, apenas com conteúdos específicos de cada área e, quando chega a hora de as secretarias selecionarem os mais bem preparados, elas também falham e só completam esse ciclo de problemas", diz.
Ela conta que a idéia de traçar um raio X dos cursos de licenciatura do País surgiu no ano passado, quando uma pesquisa feita pelo Ibope mostrou que 64% dos educadores avaliavam o curso em que se graduaram como excelente ou muito bom, mas 49% diziam que esse mesmo curso não os preparou para a realidade da sala de aula. "Então eles estavam dizendo que o propósito do curso em que se graduaram, que era justamente prepará-los para a sala de aula, não foi cumprido", explica Regina.
USO DO TEMPO
"Há muito tempo estamos dizendo que uma das questões fundamentais para valorizar a
Coordenador do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de São
"Esse valor, de 10%, é realmente baixo para um curso de licenciatura. Mas acredito que a qualidade não vem do aumento de aulas, mas do melhor aproveitamento das que existem", conta ele, que explica que na Unesp de Assis a proporção é diferente, de quase um terço para esses conteúdos. Lá, o curso foi reformulado há pouco tempo justamente para reagrupar disciplinas voltadas para a didática do professor.
Fonte: O Estado de São Paulo
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