terça-feira, 25 de novembro de 2008

Para Paulo Bernardo, bancos escondem dinheiro

25/11/2008 12:15

Há uma boa entrevista do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, na Folha de S.Paulo. Recomendo a vocês a leitura, porque é uma das entrevistas mais francas, objetivas e corajosas que vi alguém que analisa o setor banqueiro nacional conceder nos últimos tempos.


Questionado, por exemplo, sobre punições aos bancos que negam empréstimo por conta da crise o ministro foi direto: "O sistema financeiro brasileiro está mostrando que não está à altura do que o país precisa." A resposta, inclusive, foi usada pelo jornal para puxar o título com que a entrevista foi publicada, "Bancos mostram que não estão à altura do que o país precisa".


Paulo Bernardo afirmou, ainda, que os bancos estão escondendo dinheiro e indaga: "o que eles fizeram? Fogueira com o dinheiro? Isso deve estar todo entesourado. Uma coisa é o pânico e a desconfiança do que realmente vai acontecer (...) Em qualquer hipótese, está claro que as empresas do setor produtivo não podem ver o sistema financeiro como um bom parceiro".


Como alternativa, o ministro destacou a importância dos bancos públicos e o aumento de seu espaço na economia, deixando claro que eles "têm uma vocação maior para financiar o desenvolvimento". Com o fantasma da inflação bem longe, Bernardo aponta a queda dos juros como outro, e bom caminho, para esse desenvolvimento – aliás, uma redução muito esperada por todos nós há tempos.


O ministro comenta também a previsão do PIB para 2009, a reforma tributária e as eleições presidenciais de 2010. Leiam "Bancos mostram que não estão à altura do que o país precisa", com o ministro do Planejamento.

Foto: Wilson Dias/ABr

B. do Dirceu

Nenhum comentário: