domingo, 31 de agosto de 2008

PROSA & VERSO

O candidato do PT à Prefeitura do Rio de Janeiro, Alessandro Molon, obteve na última quinta-feira (28) na Justiça Eleitoral uma importante vitória na queda-de-braço travada pelo uso da imagem do presidente Lula na propaganda eleitoral veiculada no rádio e na televisão. Atendendo a uma ação movida por advogados do PT, o juiz Cezar Rodrigues Costa, da 8ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, proibiu o candidato Marcelo Crivella (PRB/PR/PSDC/PRTB) de utilizar imagens ou áudios de Lula em seus programas eleitorais.
A medida dirigida a Crivella estende-se automaticamente aos outros dois candidatos que reivindicam o apoio de Lula. Assim sendo, Jandira Feghali (PCdoB/PSB/PTN/PHS) e Eduardo Paes (PMDB/PTB/PP/PSL) também não poderão utilizar imagens ou áudios do presidente no rádio e na tevê. Esse detalhe, na opinião de Molon, pode fazer a diferença nos últimos 40 dias de campanha: "Boa parte do povo carioca é simpatizante do PT e não pode ser enganado. O partido de Lula tem candidato, e este candidato sou eu", diz o petista, acrescentando que aposta na exposição na mídia para crescer: "Com uma semana de programa na televisão, passamos de 1% ou 2% para 4% nas pesquisas".
Isto significa que a mesma interpretação vale para todo o Brasil. Afinal de contas a lei é federal.
O prefeito Beto Richa, de Curitiba, é tucano, sempre mandou tirar a logomarca do governo das obras federais, mas agora começa todos os discursos e programas de TV agradecendo ao presidente Lula pelo muito que este vem fazendo pelo Paraná; O Demoníaco ACM Neto, que ameaçou e agrediu o presidente em quatro anos, agora, como candidato a prefeito de Salvador, já fez vários pedidos públicos de desculpas ao presidente. A candidata Micarla de Sousa tenta, de todo jeito se mostrar como sendo da base aliada de Lula. No Ceará, um engraçadinho que não é do PT, mandou fazer uma fotomontagem com Lula e ainda mandou um imitador barato de vozes, gravar um discurso com "voz de Lula" pedindo votos para ele. Foi condenado pela justiça eleitoral.
Em Natal e Mossoró, por exemplo, tudo vai ficar claro com a vinda de Lula para dizer quem são suas candidatas. Natal primeiro, Mossoró depois.

Jornal de Fato

31/082008

Nenhum comentário: