sexta-feira, 8 de agosto de 2008

45 CARRETAS TRAZEM SONDA PARA APODI

Natal/Apodi - Chega hoje uma sonda de 1,7 mil toneladas na localidade de Riacho da Forquilha, no município de Apodi. A unidade de perfuração alugada pela Petrobras a petrolífera italiana Saipem tem capacidade de perfurar poços de até 5 mil metros de profundidade. Esta é a terceira, de cinco sondas que a Petrobras pretende colocar em atividade no Rio Grande do Norte até 2009.
Apesar da grande quantidade de equipamentos (serão necessárias 45 carretas para transportá-la do Porto de Natal para o município de Apodi), a previsão é de entrar em operação em até 30 dias. Tão logo seja concluído o transporte, os técnicos e operários iniciaram a montagem dos equipamentos, que foram alugados à subsidiária brasileira da companhia italiana Saipem, tem capacidade para perfurar até cinco mil metros de profundidade.
O aluguel da sonda faz parte da estratégia da estatal para recuperar a produção de petróleo no Rio Grande do Norte - que atualmente gira em torno de 70 mil barris diários - e atingir a meta de 115 mil barris até 2011. Além desta, outras duas sondas já foram importadas pela Petrobras para o RN este ano, quando foi iniciado o transporte dos aparelhos pelo Porto de Natal.
Até então era feito pelo Sudeste e trazido por via terrestre até os campos de petróleo potiguares. Segundo informações da companhia, além de reduzir frete, a operação direta pelo terminal da capital traz receita para o porto e para o Estado. Até o fim do ano, a Petrobras vai trazer mais duas sondas do exterior, para perfuração de poços na região Oeste do Rio Grande do Norte.
A Petrobras tem outras cinco sondas no Estado já atuando. Somando com as outras três contratadas que já estão perfurando poços exploratórios, aqueles onde é feita a análise inicial do petróleo e da área onde ele foi encontrado, chegará ao número de 10 sondas. Além do Riacho da Forquilha, em Apodi, outras sondas estão atuando no Canto do Amaro, entre Mossoró e Areia Branca.
Outro investimento da Petrobras é no Campo de Ubarana, no litoral de Guamaré. No Alto do Rodrigues, a Petrobras está com tudo pronto para aumentar a produção injetando vapor, produzido pela Termoaçu, a partir do dia 1º de setembro próximo, em no mínimo 12% da produção. A companhia também mantém estudos em andamento para produção de petróleo em outros municípios.

Fonte:Jornal de Fato

08/08/2008

Nenhum comentário: