segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Lula: Combate às desigualdades regionais garante crescimento global do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (18), durante seu programa semanal de rádio, que, ao investir no combate às desigualdades econômicas regionais, o governo garante o desenvolvimento global do País. Segundo ele, o PAC é “o motor que alavanca esse desenvolvimento”.

Lula lembrou que está olhando para todas as regiões do país. “Resolvemos colocar em prática uma coisa que vínhamos construindo ao longo de vários e vários anos. Uma nação, para se desenvolver, você tem que pensá-la globalmente. Depois que você pensá-la globalmente, aí você pensa regionalmente. E depois pensa de forma microrregional, para que você possa levar desenvolvimento para todas as regiões tenham a chance de se desenvolver”.

De acordo com o presidente, é necessário direcionar o trabalho de desenvolvimento. “Se você permite apenas que haja a vontade do empresário, ele vai querer levar a indústria para o centro mais desenvolvido. Cabe ao Estado induzir as empresas a investir em outras regiões, para que a gente possa desenvolver o país de forma mais justa”, afirmou.

Lula disse que o governo levado desenvolvimento para regiões antes esquecidas. “É por isso que estamos levando os portos para o Nordeste, para o Norte. É por isso que estamos levando refinarias para o Norte e para o Nordeste. É por isso que estamos criando muitas universidades e escolas técnicas. É por isso que estamos formando mais doutores, que estamos fazendo mais investimento em pesquisadores, em ciência e tecnologia. Para que você possa desenvolver o Nordeste brasileiro, o Norte. E quando todos estiverem crescendo, a região mais desenvolvida vai produzir mais e vai vender mais.”

PAC
Para Lula, o PAC tem papel fundamental nessa questão. “O PAC tem sido quase que um motor que alavanca esse desenvolvimento. Hoje uma capital do país, inclusive as do Nordeste, que não tem muito dinheiro do PAC fazendo investimento em habitação, urbanização de favela, em saneamento básico, significa mais empregos, salário, distribuição de renda. Além do PAC, tem outras obras importantes. Por exemplo, pretendemos fazer uma siderúrgica no Maranhão, uma siderúrgica em Fortaleza, no Ceará, uma refinaria em Fortaleza, no Maranhão. Nós estamos fazendo a refinaria de Pernambuco, tem já um estaleiro Atlântico Sul pronto em Pernambuco. Estamos mostrando ao empresariado a necessidade de fazer distribuição mais justa dos investimentos.”

Com agências

18/08/2008

Nenhum comentário: