sábado, 16 de agosto de 2008

CULTURA


Morre o cantor e compositor Dorival Caymmi

Ludmilla Rabello, JB Online

RIO - Dorival Caymmi morreu na manhã deste sábado, aos 94 anos, em seu apartamento em Copacabana, Zona Sul do Rio. Caymmi faleceu por volta das 6h, de insuficiência renal e falência múltipla de órgãos. Segundo seu produtor, Guto, o compositor morreu 'de velhice', e de uma maneira só dele: 'dormindo'.

- A doença era controlada. Ele fazia os exames todos e voltava para casa. Não queria ficar em hospital de jeito nenhum - disse.

O enterro será na tarde deste domingo, no cemitério São João Batista, em Botafogo. A família espera a chegada do filho Dori, que mora nos Estados Unidos. O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, providenciou o velório, que acontece na tarde deste sábado, na Câmara Municipal.

A neta mais velha de Dorival, Stella Caymmi, disse que a saúde do avô piorou quando ele soube há duas semanas que a mulher, a cantora Stella Maris, estava em coma.

- Essa foi a segunda internação da minha avó. Nós não contamos que ela estava em coma, mas quando meu avô percebeu que ela parou de ligar do hospital, se abalou. Parece que ele só estava esperando ela voltar - disse a neta, em entrevista à Globonews.

O cantor estava doente há alguns anos. Em 1999, passou por uma cirurgia para a retirada de um dos rins. O compositor estava com câncer renal.

Dorival Caymmi nasceu em Salvador, Bahia, em 30 de abril de 1914. Caymmi foi um dos mais importantes compositores brasileiros, além de ser reverenciado como cantor e pintor.

Filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi, era casado com Adelaide Tostes, a cantora Stella Maris. Dessa união surgiu uma família musical, já que os três filhos do casal, Dori, Danilo e Nana também seguiram a carreira musical.

Caymmi, que tinha uma ligação forte com o candomblé, era filho de santo de Mãe Menininha, para quem escreveu em 1972 a canção em sua homenagem e que teve gravação na vozes de Gal Costa e Maria Bethânia.

Caymmi gravou cerca de 20 discos em quase 64 anos de carreira e influenciou gerações de músicos brasileiros. Junto com o escritor Jorge Amado, o compositor é um dos grandes responsáveis pela imagem que se tem da Bahia no Brasil e no mundo.

A música O que é que a baiana tem, incluída no filme Banana da terra e interpretada por Carmem Miranda, foi seu primeiro sucesso e talvez ainda hoje seja sua canção mais conhecida.

Ainda em Salvador, Caymmi fez uma série de trabalhos, inclusive como jornalista, antes de tentar a sorte como cantor de rádio. Como compositor, ganhou um concurso de músicas de carnaval em 1936. A chegada ao Rio de Janeiro aconteceu dois anos mais tarde, com o objetivo de participar do curso preparatório de Direito.

Entre as canções mais famosas de Caymmi estão A Lenda do Abaeté, Promessa de Pescador, É Doce Morrer no Mar, Marina, Não Tem Solução, João Valentão, Maracangalha, Saudade de Itapoã, Samba da Minha Terra, Lá Vem a Baiana, Saudades da Bahia e Rosa Morena. Fonte JB 16/08/2008

Nenhum comentário: