Flaviano Monteiro desenvolveu um trabalho a frente do Fórum das Entidades mostrando nos quatro cantos de Apodi a fragilidade e os descasos administrativos da administração do prefeito José Pinheiro.
Gazeta do Oeste
31/08/2008
O candidato do PT à Prefeitura do Rio de Janeiro, Alessandro Molon, obteve na última quinta-feira (28) na Justiça Eleitoral uma importante vitória na queda-de-braço travada pelo uso da imagem do presidente Lula na propaganda eleitoral veiculada no rádio e na televisão. Atendendo a uma ação movida por advogados do PT, o juiz Cezar Rodrigues Costa, da 8ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, proibiu o candidato Marcelo Crivella (PRB/PR/PSDC/PRTB) de utilizar imagens ou áudios de Lula em seus programas eleitorais.
A medida dirigida a Crivella estende-se automaticamente aos outros dois candidatos que reivindicam o apoio de Lula. Assim sendo, Jandira Feghali (PCdoB/PSB/PTN/PHS) e Eduardo Paes (PMDB/PTB/PP/PSL) também não poderão utilizar imagens ou áudios do presidente no rádio e na tevê. Esse detalhe, na opinião de Molon, pode fazer a diferença nos últimos 40 dias de campanha: "Boa parte do povo carioca é simpatizante do PT e não pode ser enganado. O partido de Lula tem candidato, e este candidato sou eu", diz o petista, acrescentando que aposta na exposição na mídia para crescer: "Com uma semana de programa na televisão, passamos de 1% ou 2% para 4% nas pesquisas".
Isto significa que a mesma interpretação vale para todo o Brasil. Afinal de contas a lei é federal.
O prefeito Beto Richa, de Curitiba, é tucano, sempre mandou tirar a logomarca do governo das obras federais, mas agora começa todos os discursos e programas de TV agradecendo ao presidente Lula pelo muito que este vem fazendo pelo Paraná; O Demoníaco ACM Neto, que ameaçou e agrediu o presidente em quatro anos, agora, como candidato a prefeito de Salvador, já fez vários pedidos públicos de desculpas ao presidente. A candidata Micarla de Sousa tenta, de todo jeito se mostrar como sendo da base aliada de Lula. No Ceará, um engraçadinho que não é do PT, mandou fazer uma fotomontagem com Lula e ainda mandou um imitador barato de vozes, gravar um discurso com "voz de Lula" pedindo votos para ele. Foi condenado pela justiça eleitoral.
Em Natal e Mossoró, por exemplo, tudo vai ficar claro com a vinda de Lula para dizer quem são suas candidatas. Natal primeiro, Mossoró depois.
Jornal de Fato
31/082008
O Governo do Estado parece ter esquecido o projeto deixado pela ex-secretária estadual de Educação, Ana Cristina Medeiros, no que diz respeito à melhoria do ensino no Rio Grande do Norte. Depois de ter ficado na lanterna na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação (MEC) e ter avançado e ficado na 25º posição dois anos depois, parece que a meta de conquistar uma melhor pontuação foi esquecida. O novo secretário, Ruy Pereira, ainda não afirmou se a idéia de realizar encontros regionais para discutir o que poderia ser melhorado, onde e como avançar.
Jornal de Fato
31/08/2008
Na reta final da campanha eleitoral, apenas duas candidaturas concorre a prefeitura de Apodi, Gorete Pinto pelo PMDB e Flaviano Monteiro pelo P C do B, como eu sempre falei, continuo dizendo, Apodi é uma cidade que somente a disputa ocorre entre dois partidos. Como ficará daqui pra frente os apoio aos candidatos concorrentes? Hoje é decisivo, o prefeito sobe ou não, pode acontecer pois seus secretários quase todos está com o mesmo, e o efeito qual será? É uma incógnita, pode ser positivo ou negativo, porque governo em final de mandato é como mercadoria prestes a se vencer, perde o valor. Vejam a governadora Vilma, os candidatos em que ela está apoiando, quase todos estão caindo nas pesquisas, estão em melhor situação aqueles que se afastaram da mesma, pois sua popularidade despencou de 50%, para menos de 34%, aqui em nosso município, uma queda significativa depois da operação satiaghara, e também depois das promessas não cumpridas, como conclusão do saneamento, pavimentação da barragem de santa cruz, reparo da ponte de Sororoca outras mais. Afinal o que vai dizer no palanque para o povo de Apodi essa mulher? Posso fazer uma pré vião sem medo de errar, mais promessas, e vai virar vilma promessa, como o José.Vejam o que ela diz com relação a educação através se seu secretário Ruy Pereira que é um rebelde do PT, está lá não por indicação do partido, mas pela cota dela, pois bem, o mesmo diz no correio da Tarde que o governo atende 12 pontos reivindicado pelo SINTE, na verdade são as mesmas promessas do ano passado que ainda não foi cumprida.
30/08/2008
.
O problema maior não é quanto aos estagiários, mas com relação à contratação de mais professores. Ruy garantiu que está fazendo um levantamento sobre a real necessidade nas escolas. Ao término desse processo, os professores concursados deverão começar a ser chamados para assumirem suas funções em sala de aula. Hoje, o JORNAL DE FATO vai ouvir o Sinte para ver como os professores encaram estas propostas.
César Santos
Jornal de Fato
29/08/2008
![]() Reunião define participação da CUT |
A campanha nacional em defesa da implementação do piso salarial dos educadores lançada no último dia 22 de agosto pelo Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) vai contar com o apoio da Central Única dos Trabalhadores. Em reunião realizada nesta segunda-feira (25), em São Paulo, os dirigentes da CNTE, da CUT e de outras categorias profissionais decidiram trabalhar juntos para garantir a implantação imediata do piso nacional para os professores da educação básica pública. |
O piso beneficiará cerca de 60% dos trabalhadores em educação, além de amenizar as disparidades existentes no país com relação ao salário dos educadores, cujas variações chegam a até 400%, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação.
Segundo o presidente da CNTE, Roberto Leão, "o centro dos ataques a este investimento na qualidade do ensino parte dos governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o Triângulo das Bermudas do PSDB, que ameaçam entrar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para impossibilitar a implementação do Piso". Leão denunciou que "é uma opção política de quem quer manter uma escola pobre para pobre, de quem acha que o problema é de gerenciamento e não de investimento".
O presidente nacional da CUT, Artuir Henrique, disse "nos discursos de todos os partidos a educação é sempre prioridade, mas agora que conquistamos o Piso Salarial dos Professores, os governos do PSDB tentam impedir sua realização. Vamos mobilizar as CUTs estaduais e os Ramos a fim de assegurar o cumprimento dessa lei, que aponta para a valorização da escola pública", declarou .
A presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Maria Izabel Azevedo Noronha (Bebel), assinalou que este é um momento privilegiado para confrontarmos projetos educacionais distintos, deixando claro quem tem compromisso com o ensino público de qualidade e quem atenta contra ele para beneficiar o ensino pago. Na avaliação de Bebel, o período reservado pelo Piso para a atividade extraclasse vai impactar positivamente na melhora das condições de trabalho do professor e, conseqüentemente, na qualidade das aulas ministradas. No caso de São Paulo, lembrou, atualmente, o professor que tem jornada de 40 horas cumpre 33 em sala de aula e sete em atividade extraclasse, o que representa 17,5% da totalidade das aulas. Pela nova proposta aprovada, o professor com jornada de 40 horas cumpriria 27 horas em sala de aula e treze – um terço da jornada – em atividades extraclasse.
A CNTE recebe adesões de outras entidades. A defesa do Piso também será uma das bandeiras de mobilização da 5ª Plenária da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), que será realizada em Brasília de 28 a 30 de agosto.
28/08/2008O PT acaba de tomar uma nova posição política. Em uma reunião em que participou toda executiva do partido, candidatos a vereadores, e os representante do PMDB, foi decidido os novos rumos que o PT deve tomar daqui pra frente, dessa vez vai apoiar a candidata do PMDB, Gore te Pinto para prefeita. Depois que o candidato do PSB desistiu de sua candidatura para apoiar outro candidato, foi desfeito a aliança que existia entre PT / PSB, O que não deixa ressentimentos entre as duas siglas, apenas uma sensação de desrespeito para com os seus aliados que se empenharam e dedicaram seu precioso tempo pedindo voto para uma candidatura que caminhava com dificuldades, sim, mas de qualquer maneira caminhava e muita gente acreditava, é tanto que o simples eleitor também está revoltado porque a campanha foi abatida em pleno andamento por outros interesses que não cabe aqui comentários. O PT que optou por coligação neste ano, e tem três candidatos a vereadores, continua com o mesmo entusiasmo a cata do voto, tanto para eleição proporcional como também para a majoritária, não perde tempo, a partir de amanhar se integrar a campanha do PMDB que jé está nas ruas com um grande volume de campanha, com certeza não teremos dificuldades de nos integramos aos membros do PMDB, pois somos aliados a nível estadual e federal, segundo um membro da executiva.
Estive em Natal neste início de semana onde participei juntamente com os demais diretores do SINTE estadual de uma audiência com o Secretário de Educação, Rui Pereira, Gustavo Carvalho, Chefe da Casa Civil e Pedro Guedes, sec.Adjunto. A audiência durou mais de duas horas e aconteceu na sala de audiência do Governo(PINACOTECA), tendo início as 17 hs. Iniciou pelo por O chefe da casa civil Gustavo Carvalho dizendo que já houve algumas reunião meio do Governo e que o mesmo irá tratar do processo de negociação.
Logo em seguida o Secretário entrou na pauta:
*questão salarial reposição de perda salarial de 2006/2007 que chega 29%
* Definição de um mecanismo de proteção, tendo em vista o poder de compra da categoria. Resposta o Governo trabalho com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
* Questão funcional: enquadramento dos professores; promoções, Letras títulos etc.Resposta: dependerá da avaliação de desempenho PCCR.
*Pagamento dos atrasados, pecuniária abono permanência e outros? Vai pagar parcelado, soma um total R$ 3.010.370.058 .
Teve outros assuntos na discussão como política para os funcionários, falou sobre a jornada de trabalho, plano de habitação como também uma política de saúde para a categoria que estás adoecendo, principal mento o professor de sala de aula. O secretário disse que é possível. Mais detalhes, eu estou com o resumo completo da audiência posso passar para categoria em uma assembléia.
27/08/2008
Produtores de cal da região de Apodi começam a conhecer projeto para melhoria da cadeia produtiva do cal, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE RN) e o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI RN). As duas instituições têm um diagnóstico da produção para a região com o objetivo de buscar as possíveis soluções para os principais problemas enfrentados pelo setor. Bom.
Gazeta do Oeate
24/08/2008
O aumento de focos de AIE e Mormo no RN intensifica a fiscalização de animais em vaquejadas pelo Ministério da Agricultura e IDIARN. A partir de agora, todas as vaquejadas terão a fiscalização do Ministério da Agricultura e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), na entrada e permanência de eqüinos. Serão realizadas “blitz” pelos fiscais , com a finalidade de reduzir os focos de doenças animais como a Anemia Infecciosa Eqüina (AIE) e o Mormo, que já atingem 30% dos municípios potiguares. A penalidade de não cumprimento dessa medida acarreta ao promotor do evento a penalidade de 1.000 UFIR diárias.
Abrindo Porteira -Tribuna do Norte
24/08/2008
Inverno
Agência Informe
Agência Estado
Fui assinante da revista Veja durante muitos anos, lia seus artigos conservadores sempre defendendo os patrões, contra os trabalhadores, durante o período da ditadura militar, anos 70 e 80, e nunca vi ela atacar com tanta violência os educadores do Brasil como agora, sei que foi uma grande defensora do regime militar, sempre ficou ao lado dos grandes capitalistas. Hoje que vivemos uma democracia, o capital está domesticado, veja apontou sua metralhadora giratória para todos os professores, aquele pobre sofrido de sala de aula, mas você sabe por quê? É tão somente que foi aprovado um piso salarial para o professor e os governadores remanescentes da ditadura, conservadores estão resistindo em por em prática o novo piso salarial. Em uma longa reportagem na edição da revista dessa semana a mesma bate pesado nos profissionais da educação, dizendo que os professores estão distorcendo o conteúdo em sala de aula, com doutrina política, do que discordo veementemente. Ora se o professor não mostrar ao aluno o outro lado da política não formará cidadãos cocientes capaz de brigar por seus direitos. O país avançou e elegeu um presidente do quilate de Lula porque formou cidadãos com visão diferente dos de trinta nos atrás. Quantos doutores saíram de nossas escolas, universidades e faz história dentro e fora do país. O estudante ler Marx, Lênin ou Adam Smith é opção de cada um só faz enriquecer seu currículo, a veja é que ainda não avançou, continua conservadora do mesmo jeito que iníciou, cumprindo fielmente seus principios de defensora dos ricos em detrimento dos pobres, para a mesma o que vale é o capital, não ver nada que acontece de moderno no país do presente, fruto de nossa frágil educação.
21/08/2008Rodolfo Fernandes - Um fato atípico toma conta da disputa para a vaga de gestor do município de Rodolfo Fernandes. A campanha majoritária desse ano está sendo disputada entre dois irmãos. De um lado disputa pelo Partido da República (PR) o ex-prefeito Francisco Germano da Silveira Neto (Silveira), tendo como vice em sua chapa Irene Freitas do PMDB. Já do outro lado, pelo partido dos Democratas, a governista e veterinária Bernardette Queiroz, tendo como vice a professora Neide Nazário.
A maior liderança política da cidade, o folclórico Chiquinho Germano (DEM), apóia a candidata Bernardette que tenta pela primeira vez chegar ao poder.
O candidato Silveira foi prefeito uma vez no município com o apoio de Chiquinho Germano, porém os laços políticos entre os dois foram cortados desde o ano de 2003.
Apesar do confronto democrático entre os dois, a campanha segue normal e até o momento não foi registrado nenhum atrito entre os dois candidatos.
Jornal de Fato
21/08/2008
Por: Isaías Dalle | |
20-Ago-2008 | |
CUT mantém posição pelo fim do imposto e vai exigir amanhã o envio do projeto de lei ao Congresso Na véspera da divulgação do projeto de lei que extingue o imposto sindical e cria a contribuição negocial, o presidente da CUT, Artur Henrique, comenta aspectos da batalha que se iniciará no Congresso Nacional e fala sobre o novo cenário que vai surgir.
Artur também reafirma a posição da CUT de reivindicar o envio do PL, mesmo que se outras centrais recuarem do acordo que assinaram. Amanhã, às 10h, acontece reunião no Ministério do Trabalho para tratar do tema. Veja trechos da entrevista: PMT: Afinal, o imposto sindical vai mesmo acabar? Houve polêmica com outras centrais na semana passada... Artur: Nossa posição continua a mesma. Queremos o fim do imposto sindical e das taxas confederativa e assistencial – e outras que entidades possam ter criado por aí –, tanto para as entidades que representam os trabalhadores quanto para as entidades patronais. Defendemos a criação de uma contribuição democrática, aprovada em assembléia ampla e previamente divulgada nas bases, condicionada à negociação coletiva. É o que chamamos de contribuição negocial, ou contribuição da negociação coletiva. O que houve na semana passada é que a grande imprensa divulgou o acordo pelo fim do imposto, assinado pelos presidentes das seis centrais, com reprodução das assinaturas e tudo, e no dia seguinte alguns dirigentes disseram que não é bem assim, que assinar acordo não significa concordar com os termos do acordo, enfim, acabaram manifestando que, no fundo, esperavam empurrar o acordo com a barriga até que o assunto fosse esquecido. Amanhã, segundo o cronograma acordado com o governo e também com as outras centrais, o projeto de lei que extingue o imposto e cria a contribuição negocial virá à público e deverá ser enviado ao Congresso. Pelo que já vimos, outras centrais vão querer roer a corda. Então, nossa posição será: o governo federal tem a prerrogativa de encaminhar o PL, então que o faça. Acordo é para ser cumprido, e o ônus de quebra deve ser claramente imputado aos que assinam ‘para inglês ver’. Depois, a disputa será no Congresso Nacional, no convencimento de deputados e senadores. Será uma briga intensa. Quero destacar que essa luta pelo fim do imposto faz parte de uma campanha mais ampla, que é pela aprovação da Convenção 87 da OIT no Brasil, que estabelece autonomia e liberdade sindical amplas. Com a 87, conquistaremos a estrutura sindical que queremos. Artur, o imposto sindical ainda é fonte de sustentação de muitas entidades, incluindo cutistas. Qual o risco de acabar com ele?Quando foi criado, em 1947, o imposto tinha um papel diferente do que tem hoje. As entidades sindicais eram incipientes, a CLT mal havia sido implementada. Então, tinha de haver alguma forma de sustentação. Mas com o passar dos anos, o imposto passou a ser um dos principais pilares da acomodação dos sindicatos, pois é muito difícil que uma entidade com recursos garantidos, em quaisquer circunstâncias, se empenhe em fazer ação sindical autêntica. O imposto vigorou inclusive durante períodos ditatoriais, em que os governos não tinham nenhum interesse na organização dos trabalhadores, então a acomodação e o atrelamento eram um bom negócio para quem não gostava da democracia. Foi nesse contexto em que a CUT foi criada em 1983, com a aprovação de resoluções pela revogação do título 5 da CLT e a abolição de todas as formas impostas de sustentação financeira, sendo a assembléia de trabalhadores soberana para decidir como arrecadar fundos. Chegamos agora num momento crucial, quando podemos concretizar essa bandeira. A sobrevivência dos sindicatos ficará ameaçada?Os sindicatos que nada fazem para suas categorias, que não vão aos locais de trabalho e só arrecadam o imposto, têm mais que acabar mesmo. Sindicatos autênticos, mas ainda dependentes do imposto, terão de se adaptar à nova realidade. O fato é que, com a vinculação da contribuição negocial à existência de ação sindical autêntica, combativa, e de sua aprovação à realização de assembléias, teremos no médio prazo um maior envolvimento dos trabalhadores de base nas atividades de seus sindicatos e o aprofundamento do poder dos sindicatos verdadeiramente representativos, e não o contrário. Quero dizer a nossas entidades filiadas à CUT que enfrentaremos a transição juntos, e dessa forma nos fortaleceremos. Uma das coisas que a imprensa tem dito é que a negocial pode causar descontos ainda maiores aos trabalhadores.Essa tática de parte da imprensa para tentar confundir a opinião pública era esperada. O argumento deles é o seguinte: hoje, o imposto equivale a um dia de trabalho por ano do trabalhador assalariado. A contribuição negocial, ainda segundo essa visão, poderá chegar a 1% sobre a remuneração anual desse mesmo trabalhador, ou seja, estaríamos assim preparando uma ‘pegadinha’. É um raciocínio astuto, porém raso, falso. Primeiro porque ignora que, de uma só tacada, milhares, talvez milhões de trabalhadores vão deixar de pagar o imposto com a saída de cena de sindicatos de fachada. Depois, ignora que as assembléias que discutirão a taxa negocial poderão não aprová-la, ou seja, naquela categoria não haverá desconto algum naquele ano. E também finge desconhecer o valor fundamental da democracia, em que todas as categorias poderão, finalmente, dar ou não aval à ação do sindicato que as representa. Com a Convenção 87 ratificada no Brasil, este princípio democrático será ainda mais radical: se os trabalhadores da base estiverem insatisfeitos com o sindicato, poderão até mesmo criar outro, com concepções diferentes. As cúpulas sindicais perderão poder se não se guiarem pela vontade das bases. | |
Atualizado em ( 20-Ago-2008 ) |
06/06/2008 18:54:03
Delfim NettoEm enquete realizada pelo site do Partido dos Trabalhadores (PT), a maioria dos participantes (57,1%) atribui à ação contrária dos governadores do PSDB ao Piso Nacional o fato de eles acreditarem que o piso exige mais investimento público na Educação, contrariando a cartilha neoliberal do Estado mínimo. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) alerta para os instrumentos e para a argumentação que secretários estaduais e municipais estão adotando para driblar ou barrar o piso.
Todos os oito candidatos a prefeito de Natal já estão na sede da TV Universitária.
Para o debate que começa daqui a pouco.
Fátima Bezerra chegou acompanhada da Juventude Guerreira, com gritos de guerra ensaiados para a ocasião.
Para driblar a turma barulhenta, a deputada Micarla de Sousa entrou pela lateral.
O debate terá início às 20h.
Blog Thaisa Galvão.
PAC
Com agências
18/08/2008
Resultado parcial
TSE divulga prestação de contas de candidatos ap
O tribunal Superior Eleitoral – TSE divulgou o resultado parcial da prestação de contas dos candidatos a cargos públicos nas eleições de 5 de outubro, O eleitor que desejar ter acesso a todos os dados basta acessar o site do TSE http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/2008/spce_parcial-2.htm vamos aos números declarados por cada candidato.
Goreti
A candidata a prefeito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) Maria Goreti da Silveira Pinto, declarou que recebeu recursos de doações de pessoas físicas o valor de R$ 9.175,00 e de pessoas jurídicas R$ 8.000,00 sendo através de cheque, transferência bancária ou depósito em espécie, totalizando, portanto o montante de R$ 17.175,00.
Já nos gastos a prefeitável declarou os seguintes dados:
Despesas com Pessoal R$ 2.575,00, Combustíveis e Lubrificantes R$ 516,40, Publicidade por Materiais Impressos R$ 2.000,00, Publicidade por Carros de Som R$ 3.000,00, Produção de Jingles, Vinhetas e Slogans R$ 900,00, Cessão ou Locação de Veículos 3.600,00. O total de despesas até o momento declaradas no site do TSE é de R$ 12.591,40.
Simão
O candidato a prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB Simão Nogueira Neto declarou que recebeu Recursos doações de Pessoas Físicas no valor de R$ 500,00 e de pessoas Jurídicas R$ 1.550,00 sendo tais doações feitas através de cheque, transferência bancária ou depósito em espécie, total da receita 2.050,00.
Já nos gastos o candidato declarou somente gastos com Publicidade por Materiais Impressos chegando ao valor de 1.500,00.
Flaviano
Já o candidato a prefeito pelo Partido Comunista do Brasil – PC do B Flaviano Moreira Monteiro declarou ter recebido somente doações de pessoas físicas sendo o total no valor de R$ 10.500,00.
As despesas declaradas pelo candidato foram:
Despesas com Pessoal R$ 1.100,00, Locação / Cessão de Bens Móveis R$ 400,00, Combustíveis e Lubrificantes R$ 800,00, Publicidade por Materiais Impressos R$ 5.420,00, Serviços Prestados por Terceiros RS 300,00, Cessão ou Locação de Veículos R$ 1.850,00, Pré-Instalação Física de Comitê de Campanha de Candidato R$ 140,00.
O candidato declarou ainda ter recebido doações de outros bens ou serviços efetuados a candidato/ comitê financeiro o valor de R$ 1.100,00.
Ludmilla Rabello, JB Online
RIO - Dorival Caymmi morreu na manhã deste sábado, aos 94 anos, em seu apartamento em Copacabana, Zona Sul do Rio. Caymmi faleceu por volta das 6h, de insuficiência renal e falência múltipla de órgãos. Segundo seu produtor, Guto, o compositor morreu 'de velhice', e de uma maneira só dele: 'dormindo'.
- A doença era controlada. Ele fazia os exames todos e voltava para casa. Não queria ficar em hospital de jeito nenhum - disse.
O enterro será na tarde deste domingo, no cemitério São João Batista,
A neta mais velha de Dorival, Stella Caymmi, disse que a saúde do avô piorou quando ele soube há duas semanas que a mulher, a cantora Stella Maris, estava em coma.
- Essa foi a segunda internação da minha avó. Nós não contamos que ela estava em coma, mas quando meu avô percebeu que ela parou de ligar do hospital, se abalou. Parece que ele só estava esperando ela voltar - disse a neta, em entrevista à Globonews.
O cantor estava doente há alguns anos. Em 1999, passou por uma cirurgia para a retirada de um dos rins. O compositor estava com câncer renal.
Dorival Caymmi nasceu em Salvador, Bahia, em 30 de abril de 1914. Caymmi foi um dos mais importantes compositores brasileiros, além de ser reverenciado como cantor e pintor.
Filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi, era casado com Adelaide Tostes, a cantora Stella Maris. Dessa união surgiu uma família musical, já que os três filhos do casal, Dori, Danilo e Nana também seguiram a carreira musical.
Caymmi, que tinha uma ligação forte com o candomblé, era filho de santo de Mãe Menininha, para quem escreveu em
Caymmi gravou cerca de 20 discos em quase 64 anos de carreira e influenciou gerações de músicos brasileiros. Junto com o escritor Jorge Amado, o compositor é um dos grandes responsáveis pela imagem que se tem da Bahia no Brasil e no mundo.
A música O que é que a baiana tem, incluída no filme Banana da terra e interpretada por Carmem Miranda, foi seu primeiro sucesso e talvez ainda hoje seja sua canção mais conhecida.
Ainda em Salvador, Caymmi fez uma série de trabalhos, inclusive como jornalista, antes de tentar a sorte como cantor de rádio. Como compositor, ganhou um concurso de músicas de carnaval em
Entre as canções mais famosas de Caymmi estão A Lenda do Abaeté, Promessa de Pescador, É Doce Morrer no Mar, Marina, Não Tem Solução, João Valentão, Maracangalha, Saudade de Itapoã, Samba da Minha Terra, Lá Vem a Baiana, Saudades da Bahia e Rosa Morena. Fonte JB 16/08/2008
Ser feliz é tão eficaz quanto deixar de fumar, já que a felicidade pode ajudar a aumentar entre 7,5 e 10 anos o tempo de vida
"A felicidade não cura, mas a felicidade protege das doenças", afirma um estudo que será publicado no próximo mês e onde os cientistas holandeses concluem que ser feliz pode assegurar a longevidade.
Dessa forma, indiretamente, um estado de ânimo feliz aumenta os anos de vida.
A razão não está clara, mas uma coisa é certa: as pessoas felizes têm tendência a vigiar seu peso e os sintomas das doenças, a fumar menos e beber menos álcool.
"Um estado de tristeza crônica cria uma reação do tipo 'combate ou fuga' ("fight or flight"), e este tipo de reação é conhecida por gerar, a longo prazo, efeitos negativos como tensão arterial alta e baixas defensas imunológicas", explica.
As pesquisas sobre a felicidade são muito reduzidas: existem atualmente muito poucos estudos sobre o impacto do meio profissional, as condições de moradia ou escolaridade.
14/08/2008
Em reunião com reitores de universidades federais, o ministro defendeu a criação de um sistema nacional de formação de professores para a educação básica. Para Haddad, é preciso aumentar o percentual de profissionais, que dão aula em escolas públicas, formados pelas universidades federais.
A qualidade do ensino, disse Haddad, depende da qualidade dos professores. Na visão do ministro, para que a formação dos profissionais seja de qualidade, é preciso que o governo federal assuma a tarefa e trate o magistério como carreira de estado. “A cada censo escolar, o número de professores formados aumenta. Mas, isso não repercute no aprendizado. A União deve assumir a tarefa de formar a maioria dos professores por meio de sua rede de educação superior e profissional”, enfatizou.
Para isso, Haddad defendeu três ações: a adoção do piso nacional do magistério de R$ 950, a criação de uma carreira atrativa para que o jovem se interesse pela profissão e a formação do professor. “Não adianta remunerar bem sem se preocupar com a qualidade”, destacou. Sobre a carreira do magistério, o ministro adiantou que diretrizes sobre o assunto estão em discussão.
A campanha eleitoral caminha para a reta final, faltando apenas 53 dias para o desfecho, continua morna, ninguém está querendo se arriscar, será falta de dinheiro? É provável, porque será que ninguém quis ainda investir na bolsa de apostas, nos candidatos a prefeito. A pesquisa que sempre agita o eleitorado ainda não saiu, geralmente quando sai a primeira logo em seguida o outro partido tem uma engatilhada, nos próximos dias isso deve acontecer, o que deve deixar o eleitorado ainda mais confuso sem saber qual é a verdadeira, porque pesquisa nessa altura é moeda de campanha, sempre se faz direcionada, ninguém apresenta o resultado de uma pesquisa que lhe seja desfavorável. E o final de semana promete ser movimentado, o candidato Simão Nogueira nesta sexta feira fará um grande carreata terminando com um comício na Praça Robson Lopes, já a candidata Gore te Pinto, no sábado, segundo os seus assessores também fará um grande comício com presença de lideranças estadual, depois desses dois movimentos a atenção se voltará para a tradicional vaquejada, que com certeza agitará a cidade mobilizando toda a população de Apodi e região, dando um fôlego aos candidatos de 8 ou 10 dias, o que será muito bom para todos os candidatos que estão rapando o tacho para fazer esses movimentos nos finais de semana.
13/08/2008
A decisão tomada por alguns secretários estaduais de Educação de argüir a constitucionalidade da lei que instituiu o piso salarial profissional nacional para professores da educação básica derruba a maior parte dos argumentos dos gestores sobre a prioridade atribuída à educação pública. Contraditoriamente, a proposta original de piso aperfeiçoada no Congresso foi assinada por representantes das três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Parlamentares de todos os partidos votaram, unanimemente, pela sua aprovação.
Os fatores que incidem sobre a qualidade são muitos, complexos e interdependentes: financiamento, estrutura, gestão, agências formadoras, características da geração de estudantes são alguns. Nesse contexto se inclui a conquista do piso, fato inédito na história da educação brasileira. Com um valor de R$ 950 para uma jornada de até 40 horas semanais, dois terços da qual destinada às aulas, o piso é uma espécie de salário mínimo para os educadores. Ou seja: um passo fundamental no caminho a percorrer para uma efetiva valorização profissional.
Os secretários alegam que a União não pode legislar sobre jornada porque isso afronta o pacto federativo. Porém, desde 1997, o Conselho Nacional de Educação definiu parâmetros e ninguém foi ao Supremo questionar. Da mesma forma, ninguém alegou quebra de autonomia quando da instituição dos fundos de financiamento da educação (Fundef e Fundeb) que incidiram sobre Estados e municípios.
A questão central neste debate é a possibilidade de os educadores disporem de maior tempo para planejar, estudar, atualizar-se e acompanhar seus alunos. Em outras palavras: ter condições objetivas de buscar a propalada “qualidade” da educação. Está em discussão o que se quer para a escola pública, onde a maioria são filhos de trabalhadores. Alguém se levanta contra a jornada de professores universitários? A “dedicação exclusiva” é uma das grandes responsáveis pela qualidade da educação nas universidades públicas, cuja maioria de estudantes provêm das classes média e alta.
Diminuir o número de aulas de um professor da educação básica tem custos, evidentemente. Mas qual é a proporção da folha de pagamento dessa categoria em relação a outras do setor público? Qual é a diferença entre os mais altos e os mais baixos salários? Passa de cem vezes no RS. Não é isonômico nem justo do ponto de vista da gestão pública.
Se os gestores brasileiros resistirem a esse início de valorização dos educadores, ficarão em descompasso com o sentimento da sociedade. Ela sempre responde quando o apelo é a educação. Basta que se pergunte.
13/08/2008
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta terça-feira (12) mensagem que encaminha ao Congresso Nacional um projeto de lei reconhecendo a responsabilidade do Estado brasileiro pela destruição do prédio da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1964. O PL prevê a criação de uma comissão que vai definir o valor da indenização.
11/08/2008
Aconteceu neste 09 de agosto a festa de aniversário dos 15 anos da menina moça Raryssa, filha de Caubi Câmara e Edileuza Dantas, muita bebida e muita comida, foi realmente uma festa entanto, seus pais devem está orgulhosos da filha linda e inteligente que tem. Parabéns Raryssa, por esta data tão bonita, como também por sua festinha que em nada dixou a desejar. Parabéns Caubi e Edileuza pela a receptividade aos seus amigos e convidados. Quê Deus ilumine sua família, e obrigado pelo convite.
10/08/2008