quinta-feira, 2 de abril de 2009


xército corta carros-pipa que atendiam a 100 comunidades rurais de Apodi

Prefeita Gorete Pinto já esteve em Natal reunido com a Defesa Civil e cobrou retorno do programa

APODI – Pelo menos 100 comunidades rurais encravadas no território apodiense deixaram de contar com abastecimento de água por meio de carros-pipa que era garantido através de parceria da Prefeitura do Apodi com a Defesa Civil Estadual e Exercito Brasileiro.

A operação Pipa foi suspendida pelo Exército no dia 20 de março que alegou a falta de recursos e a chegada do período chuvoso. A Operação Pipa garantia o abastecimento de cerca de 100 comunidades rurais das regiões do Vale e Chapa do Apodi, Pedra e Areia atingidos pela seca no Estado.

Segundo da Comissão Municipal de Defesa Civil de Apodi, Marcílio Reginaldo, apesar da chegada das chuvas as comunidades ainda não tem água para consumo humano acumulado e estão em situação declarada de emergência há vários meses.

“A grande vantagem da Operação Pipa é que é garantida água potável para a população das localidades rurais, em Apodi foi registrado pouco menos de 400 milímetros de chuvas e com isso a população não teve como armazenar água, sem falar que em algumas áreas do município não choveu 200 milímetros”, comentou Marcilio Reginaldo que vem sendo pressionando pelos lideres comunitários que defendem o retorno do importante programa.

Mesmo sem a garantia de recursos por parte da Operação Pipa. A Prefeitura do Apodi dentro de suas possibilidades vem atendendo a população que se encontra em situações com o problema mais acentuado como é o caso das que estão na área da Chapada do Apodi.

O pior é que o comando do Exercito não informou a previsão para quando a Operação Pipa seja retomada. A Operação Pipa é programa federal, de caráter emergencial, era a única fonte de água potável para consumo humano da população. No semi-árido potiguar. Segundo a Defesa Civil Apodiense, a situação nessas comunidades deve ficar "dramática" caso o corte no abastecimento permaneça por muitos dias.

A prefeita de Apodi, Gorete da Silveira Pinto (PMDB), no inicio desta semana esteve em Natal onde se reuniu com a coordenação estadual da Defesa Civil e cobrou o retorno do Programa Operação Pipa para o seu município.

“O problema em nossa cidade só não é maior porque em algumas comunidades a Prefeitura mantem sistemas de abastecimento de águas para a população em funcionamento e isso ameniza os problemas”, comentou a prefeita Gorete que pede o apoio dos deputados estaduais e federais que obtiveram votos em Apodi para que também busquem uma solução para o grave problema.

Assessoria de Comunicação da PMA.


Nenhum comentário: