sexta-feira, 24 de abril de 2009

Produtores de cal conseguem apoio da Prefeitura e do Governo


Apodi - A prefeita Gorete Pinto, de Apodi, levou ontem uma comissão de empresários produtores de cal para se reunir com o secretário Segundo Paula, de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em Natal.
Os empresários pediram apoio técnico para extrair pedra e produzir cal sem agredir o meio ambiente, prejudicar o patrimônio histórico cultural do Lajedo de Soledade e para não usar mais dinamite sem autorização do Exército na extração de calcário na região de Apodi, Felipe Guerra e Governador Dix-sept Rosado.
O risco de prejudicar o meio ambiente, destruir o patrimônio histórico cultural e do perigo de usar dinamite sem conhecimento técnico e autorização do Exército foi mostrado em reportagem do JORNAL DE FATO há cerca de quinze dias. Na reportagem, aparecem trabalhadores usando dinamite ao Lajedo de Soledade, sem qualquer apetrecho de segurança, para extrair pedras de calcário.
A reportagem despertou a atenção das autoridades do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), bem como do Instituto Chico Mendes, que é responsável pela preservação e fiscalização das áreas de cavernas no Rio Grande do Norte. O Exército também esteve no local investigando o uso de dinamite.
Diante do quadro, os próprios empresários desistiram de trabalhar na ilegalidade e colocar em risco a vida dos trabalhadores. Pediram apoio na Prefeitura de Apodi para criar uma cooperativa de produção de cal e legalizar o trabalho junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral.
A prefeita Gorete Pinto disse que é uma atividade que já tem mais de 100 anos e que somente agora está recebendo o apoio governamental necessário para se legalizar. O secretário Segundo Paula disponibilizou apoio técnico do Sebrae para auxiliar os empresários no processo de criação da cooperativa e produção sustentável de cal.

Jornal de Fato

Nenhum comentário: