quinta-feira, 16 de abril de 2009

Governo garante linha de crédito de R$ 10 bilhões para agroindústria

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (16) a criação de uma linha de crédito para a agroindústria no valor de R$ 10 bilhões. A informação foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, quando saía do Ministério da Fazenda para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro Cultural Banco do Brasil.

A linha de crédito será primordialmente para os frigoríficos, contemplando os segmentos de aves e carnes suína e bovina. A taxa final cobrada pelo empréstimo será de 11,25% ao ano, segundo Mantega. "É um custo baixo para capital de giro", explicou. Segundo ele, a linha já estará disponível nesta sexta para os interessados. Mantega informou ainda que uma parte desses recursos será proveniente do BNDES, que utilizará os seus agente financeiros.

Lula confirmou nesta tarde que tem uma reunião marcada com os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e da Fazenda, Guido Mantega, para discutir as questões envolvendo o pacote de ajuda ao agronegócio. Segundo o presidente, que participou de solenidade de apresentação dos novos oficiais generais, serão tratados os problemas que vêm sendo enfrentados pela cadeia produtiva da agricultura.

Lula afirmou que quer uma fotografia do que está acontecendo hoje na cadeia produtiva no setor de alimentos. "Muitas vezes ficamos olhando para as grandes empresas e são as pequenas que estão com dificuldades por falta de capital de giro e de financiamento. Precisamos fazer uma radiografia bem feita de toda a cadeia produtiva na indústria de alimentos para depois saber qual a decisão que vamos tomar", disse.

SitePT

Nenhum comentário: