segunda-feira, 6 de abril de 2009


06/04/2009


Copo meio cheio ou meio vazio

Quem está certo? Os que dizem que o copo está meio cheio, ou os que defendem que está meio vazio? A resposta honesta é: ambos. O problema é que muitos aos perceberem apenas uma parte do copo, cegam para a outra parte. Assim, o copo meio vazio, aos olhos pessimistas, torna-se totalmente vazio e vice-versa.

A analogia do copo cabe perfeitamente neste momento da campanha salarial 2009. Não é equilibrado olhar para o “copo” que representa nossas conquistas e vê-lo completamente vazio. Da mesma forma, não é aconselhável achar que está tudo às mil maravilhas.

É claro que é mais saudável ver a realidade com otimismo. Isso dá forças para novas lutas e novas conquistas. O problema é quando se chega ao ponto de achar que “está tudo bem” e se perde a capacidade de se indignar diante das injustiças que são cometidas contra nós.

Contudo, pior que isso é quando nos encarceramos no pessimismo que nos impede de ver as vitórias. É como se, ao olhar para o jardim, a pessoa só tivesse a capacidade de ver os espinhos. Esse tipo de atitude leva a desmotivação e a descrença na nossa própria capacidade de vencer desafios.

É que, enquanto o otimismo leva à ação, o pessimismo leva ao rancor e a paralisia evolutiva.

A direção do Sinte-RN convida a categoria a ver que, nesta campanha salarial o “copo” ficou meio cheio e meio vazio. A parte cheia precisa ser considerada como nosso combustível para continuarmos na luta. A parte vazia é nosso objetivo a ser alcançado.

B. Grevedaeducação

Nenhum comentário: