quarta-feira, 4 de junho de 2008

PESQUISA IBOP SÃO PAULO

Ibope: Marta é a preferida dos pobres; Alckmin e Kassab, dos ricos

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (3) indica que a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), tem o melhor desempenho na disputa eleitoral pela Prefeitura de São Paulo entre os eleitores com renda familiar de até dois salários minímos. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) consegue os melhores índices entre os que ganham mais de cinco salários mínimos.

Considerando o cenário principal da pesquisa, em que nenhum nome é excluído da lista, Marta soma 38% entre o eleitorado com renda familiar de até dois salários minímos. Entre os que têm renda familiar de mais de dois e até cinco mínimos, a ex-prefeita atinge 29% nas intenções de voto. Já entre os que têm renda de mais de cinco mínimos, obtém 21%.

Com Alckmin acontece o contrário. Conforme a renda familiar aumenta, ele obtém melhores índices na pesquisa. Na faixa de até dois salários mínimos, o tucano alcança 21% nas intenções de voto. De dois a cinco, sobe para 30%. Já entre os que têm renda superior a cinco salários, o tucano atinge 37%.

Kassab

O atual prefeito Gilberto Kassab (DEM), terceiro colocado nas intenções de voto, também consegue o melhor desempenho que os que têm renda maior. Até dois salários, ele alcança 10% nas intenções de voto. De dois a cinco, chega a 14%. Já entre os que têm renda superior a cinco salários, obtém 19%.

Na pesquisa consolidada, Marta Suplicy (PT) aparece com 30% das intenções de voto, contra 28% de Geraldo Alckmin (PSDB). Gilberto Kassab (DEM) aparece com 13%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope entrevistou 602 eleitores na capital paulista no período entre 27 a 29 de maio.

Entre os demais nomes, o deputado Paulo Maluf (PP) soma 9%; a deputada Luiza Erundina (PSB), 3%; a vereadora Soninha (PPS), 3%; o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT), 2%; o deputado Ivan Valente (PSOL), 1%; e a ex-deputada Zulaiê Cobra (PHS), 1%. Brancos e nulos somaram 8% e a opção não sabe/não opinou, 3%.

O Ibope também projetou outros três cenários - um sem Maluf, um sem Erundina e outro sem ambos. Nesses cenários, Marta também consegue o melhor desempenho entre os eleitores que têm renda familiar de até dois salários, e Alckmin e Kassab, entre os que têm renda acima de cinco.

Escolaridade

Em relação à escolaridade, Marta Suplicy atinge a melhor performance entre aqueles que estudaram da 5ª à 8ª série do ensino fundamental, com 40% das intenções de voto. Entre os que têm até a 4ª série do ensino fundamental e entre os que têm ensino médio, possui 30%. Já entre os que têm ensino superior, cai para 22%.

Alckmin, por sua vez, consegue os melhores índices com o eleitorado com ensino superior - 40% das intenções de voto. Entre os que têm ensino médio, tem 31%. Entre os que estudaram da 5ª à 8ª série do ensino fundamental, soma 18%, e entre os têm até a 4ª série do ensino fundamental, 20%.

Idade

Na faixa etária de 25 a 29 anos, Marta Suplicy obtém 41%; na de 30 a 39 anos, 35%; na de 16 a 24 anos, 29%; na de 40 a 49 anos, 28%. Seu pior desempenho é entre os eleitores que têm 50 ou mais anos - soma 21% nas intenções de voto.

Já Geraldo Alckmin alcança seu melhor índice na faixa de 16 a 24 anos, na qual obtém 32%. Nas faixas de 30 a 39 anos, na de 40 a 49 anos e na de 50 ou mais anos, atinge 27% em cada uma delas. Já entre os eleitores de 25 a 29 anos, cai para 22%.

As informações são do G1

Nenhum comentário: