segunda-feira, 9 de junho de 2008

ESTÁ NO BLOG APODIBAIXO DOPANO

O partido também errou ao definir, de forma incondicional, o seu candidato a prefeito, declarando que só
aceita apoios que venham para formar chapa se for como vice. A base ao qual o partido está ligado tem várias lideranças fortes e de peso que sempre figuraram em políticas passadas e que apoiar um projeto novo, que pretende fazer uma política nova e cheia de incertezas e ainda assim só aparecer como vice é visto com muito estranheza.

Outra parte do discurso do partido que me incomoda é quando dizem: "Não estamos preocupados em quem vai vencer essas eleições, o nosso partido entra para disputar, nós não temos a obrigação de ganhar, quem tem a obrigação de ganhar são os partidos que investem 'pesado' nas eleições". É outra parte do discurso que afasta muito mais que agrega.
Por último, justificando o título da postagem que diz que 'corre sérios riscos de não eleger sequer 1 vereador' o partido lançou à frente de todos os outros partidos a data de sua convenção, que por sinal poderá ser antes das outras convenções, e é aqui que o partido erra (ao meu ver) mais uma vez. Saiu uma resolução do TSE que diz que os partidos não podem coligar-se a outros partidos que estejam coligados em legendas diferentes na majoritária. Ou seja, caso o PCdoB realmente emplaque o nome do prof. Flaviano Monteiro como candidato do PCdoB, o partido só poderá coligar-se proporcionalmente (vereadores) com os partidos que apoiem esse projeto ou que não apoiem nenhum outro projeto. Como o PCdoB não vai oferecer comícios os outros pré candidatos por outros partidos não iriam ter como divulgar os seus projetos, a menos que também aceitem o discurso do PCdoB, e é bem provável que muito dos partidos pequenos que pretendem 'fazer' um vereador se aliem a projetos maiores que possam oferecer estrutura para divulgação do plano de ações e dessa forma serão proibidos pela lei de aliar-se a outros menores que não façam parte daquela coligação. A tendência com essa resolução é que os partidos pequenos se unam a outros projetos não por afinidades, mas por necessidades, e com isso quem perde é o PCdoB que terá candidatura própria na majoritária.

Como a PEC dos vereadores não saiu e 'dá pinta' de que não vai sair até o dia 30 de junho, os pré candidatos do PCdoB terá que fazer juntos quase 2400 votos, que será um 'feito incrível' alcançado em 2004 apenas pelo PSB que tinha Eliésio de Bom, Ailton Tenório, Gorete Nogueira (mulher de Simão) e Titico de Chavinha na disputa e pelo PMDB que tinha Tibúrcio Marinho, Júnior Souza, Laete Oliveira, Eilson Targino e Nilson de João Lucas no páreo, ou seja, realmente não é nada fácil alcançar essa marca de 2400 votos numa eleição disputadíssima como é a de Apodi, principalmente porque o PCdoB trás só nomes novos na política, pessoas que jamais disputaram uma cadeira no legislativo municipal, e de uns tempos pra cá deixaram de lado a propaganda dos pré candidatos a vereador para lançar na mídia os nomes dos 4 pré c


Nenhum comentário: