quarta-feira, 11 de junho de 2008

Nordeste: 78% das crianças de 4 a 6 anos vão à escola

Dados medidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2005), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o Nordeste é a região brasileira com maior percentual de crianças de 4 a 6 anos na escola.

O levantamento descobriu que 77,6% das crianças nessa faixa etária estão matriculadas nas instituições de ensino da região. Lideram a lista os Estados do Ceará, com percentual de 86,6%, Paraíba (82,4%) e Rio Grande do Norte (80,8%).

A região Sul do país obteve os piores resultados, com um percentual de 62,1%. O Rio Grande do

Sul teve os menores índices, em torno de 50,4%.

Segundo o IBGE, as diferenças culturais entre as regiões e as condições sócio-econômicas dos pais, que têm necessidade de deixar os filhos no colégio para trabalhar, seriam algumas das causas para os resultados. Essa realidade, comum no Nordeste, faz com que a ida de crianças de 4 a 6 anos à escola torne-se necessária para que os pais possam trabalhar.

Os dados são medidos pela "taxa de atendimento escolar", um dos indicadores educacionais medidos na PNAD. A taxa representa o percentual da população, em determinada faixa etária, que se encontra matriculada na escola no Dia Nacional do Censo Escolar, e é calculada para as faixas etárias de 0 a 3 anos, 4 a 6 anos, 7 a 14 anos e 15 a 17 anos. (Terra)

CNTE

Nenhum comentário: