quarta-feira, 11 de junho de 2008

Iinflação não está fora de controle, afirma Paulo Bernardo

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta quarta-feira (11) que a inflação não está fora de controle e que não há motivo para o governo ficar desesperado.

“A questão da inflação mantém o governo alerta. Estamos o tempo todo prestando atenção nisso e achamos que não há motivo para ficarmos desesperados. Temos que ficar preocupados o tempo todo e acompanhar isso”, disse o ministro, acrescentando que a situação brasileira é muito melhor do que a de países da Europa e da América do Sul.

De acordo com Paulo Bernardo, as medidas adotadas pelo governo para conter a alta nos preços dos alimentos “estão dando resultado”. O ministro fez as declarações em entrevista à imprensa, após participar de reunião da Câmara de Política Econômica, no Palácio do Planalto.
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o mês de maio em 0,79%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado, que superou o de abril (0,55%), foi o maior já registrado em um mês de maio desde 1996 (1,22%).Observando-se todos os meses, a taxa foi a mais elevada desde abril de 2005 (0,87%). No ano, o IPCA acumula alta de 2,88% e nos últimos 12 meses, de 5,58%.

Agência Brasil

Nenhum comentário: