quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Professores realizam caminhada em Apodi

Jotta Paiva
Da Redação

Apodi/Pau dos Ferros - Considerando a importância da luta em defesa da vida e como resultado do trabalho desenvolvido em prol da igualdade entre as pessoas, os alunos do Curso de Formação em Direitos Humanos na Educação Básica, promovido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), realiza hoje, às 8h, uma marcha em defesa da vida, em comemoração aos 60 Anos da Declaração dos Direitos Humanos.
A marcha começará pela Escola Estadual Professor Antônio Dantas, caminhando pelas principais ruas da cidade, com a primeira parada no núcleo da Uern. A segunda parada acontece no cruzamento das ruas Margarida de Freitas e Benjamim Constant, passando em frente à Igreja Matriz, onde acontecerá um abraço simbólico.
O término da caminhada será na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município. Os organizadores esperam contar com um grande número de participantes.
O Projeto de Extensão Direitos Humanos em Tempos de Desumanização, do Departamento de Educação, do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN) de Pau dos Ferros, realizado em parceria com o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos/RN e financiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República, vem desenvolvendo uma extensa programação de formação em "Educação em Direitos Humanos", em cinco municípios do Oeste e Alto-Oeste potiguar. Dentre esses municípios, está o de Apodi.
O curso tem como objetivo difundir, propor e construir propostas e atividades de defesa e promoção de uma cultura em direitos humanos, cujo público-alvo é os trabalhadores da educação básica da rede pública municipal e estadual de ensino e as lideranças comunitárias.
As atividades do curso em Apodi tiveram início dias 5 e 6 e seguirão nos dias 12 e 13. Dentre as ações e atividades discutidas e propostas pelos participantes desse Curso está a realização da Marcha pela Vida: 60 anos dos Direitos Humanos, no dia 10, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Nesse dia, o grupo celebra promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que esse ano comemora 60 anos (1948-2008), pregando a liberdade de expressão, de pensamento, assim como a luta pela igualdade e o respeito a todos.

Declaração dos Direitos Humanos faz 60 anos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.
O momento mais importante da história dos Direitos Humanos se deu entre os anos de 1945 e 1948. Durante a 2ª Guerra Mundial o homem não soube o que era direito e, se tinha algum, deixou de tê-lo. Com o término da guerra, em 1945, os países uniram-se buscando restabelecer a paz mundial.

Para tanto, 192 países assinaram a Carta das Nações Unidas e criaram a Organização das Nações Unidas (ONU), em 24 de outubro desse mesmo ano. Assim, no dia 10 de dezembro de 1948, durante a realização da Assembléia Geral das Nações Unidas, em Paris, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ao todo foram 48 votos a favor da Declaração, nenhum contra e oito abstenções - Rússia, Tchecoslováquia, Polônia, Arábia Saudita, Ucrânia, URSS, África do Sul e Iuguslávia. De acordo com o Guinness, o Livro dos Recordes, a Declaração dos Direitos Humanos é o documento traduzido em um maior número de idiomas no mundo - 320 ao todo.

Nenhum comentário: