quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

31/12/2008 - 17h40

África domina e vence as duas provas na São Silvestre

Fernando Narazaki e Rafael Krieger
Em São Paulo
Pelo segundo ano seguido os africanos fizeram a festa na São Silvestre. Mesmo sem contar com nomes de expressão internacional, o continente viu a etíope Yimer Wude Ayalew e o queniano James Kipsang serem os campeões da 84ª edição, realizada na tarde desta quarta-feira, em São Paulo.

Ayrton Vignola/Folha Imagem
Kipsang se firmou na frente na segunda metade da prova para ganhar em 44min42s
Ayrton Vignola/Folha Imagem
A atleta da Etiopia Ymer Wude Ayalew vence a 84ª edição da São Silvestre
LEIA MAIS SOBRE A SÃO SILVESTRE
VEJA VERSÃO ESPANHOLA DA PROVA
VEJA MAIS FOTOS DA PROVA
LEIA MAIS SOBRE ATLETISMO
GARÇOM CORRE COM COPOS CHEIOS
VANDERLEI EVITA DIZER ADEUS
VEJA FOTOS DA PROVA DE VANDERLEI
FOTOS DA CARREIRA DE VANDERLEI
Assim, a África repete a festa do ano passado, quando o Quênia levou as duas taças com Alice Timbilili e Robert Cheruiyot. É a primeira vez desde 2000 que o Brasil amarga duas edições consecutivas sem vencer a prova. Naquela ocasião, os quenianos Paul Tergat e Lydia Cheromei sagraram-se bicampeões em 1999 e 2000.

Sem a festa no lugar mais alto do pódio, restou aos brasileiros celebrar a despedida de Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi um dos mais assediados pela torcida. Ele teve de interromper várias vezes o seu aquecimento e mostrou muita emoção. "Estou muito emocionado e agradeço a todos que sempre me ajudaram. Eu me despeço feliz", disse.

O melhor brasileiro na prova foi Raimundo Nonato, sétimo colocado, com o tempo de 46min03. Vanderlei Cordeiro acabou na 102ª posição, depois de 52min12s.

Maior esperança do país, Franck Caldeira, campeão em 2006, abandonou no décimo quilômetro da prova, repetindo o que fizera no ano passado. A melhor brasileira foi Fabiana Cristiane da Silva, que terminou na segunda colocação, seguida pelas compatriotas Marily dos Santos, Edielza Alves do Santos e Luzia de Souza Pinto.

Já a prova masculina terminou, inclusive, com os brasileiros fora do pódio. Além da vitória de Kipsang, a sua primeira na São Silvestre, o Quênia teve o segundo e terceiro colocados com Evans Cheruiyot e Kiprono Mutai, respectivamente. O tanzaniano Marco Joseph foi o quarto, e o colombiano William Jesus fechou o pódio.

No feminino, a tanzaniana Sara Ramadhani iniciou com tudo e disparou na frente já nos primeiros metros da prova. Após o Elevado Costa e Silva, ela passou a ver a distância diminuir e acabou superada pela etíope Yimer Wude Ayalew na altura do sétimo quilômetro. A partir daí, a representante da Etiópia abriu mais de 200 metros de frente para apenas administrar e vencer a prova em 51min37s, cruzando a frente de Kipsang, que cruzou segundos depois.

Já no masculino, o Brasil teve um rápido momento de felicidade até o final da rua Consolação, quando Gladson Barbosa liderava. Porém, ele foi alcançado pelo queniano Evans Cheruiyot e, a partir daí, os africanos tomaram conta da prova. Em bloco, eles tiraram o brasileiro da disputa e James Kipsang se firmou na frente na segunda metade do percurso para ganhar em 44min42s.

Com o triunfo de Yimer Wude, a Etiópia celebra o seu segundo título na prova feminina. Até então, a única etíope a triunfar foi Derartu Tulu, em 1994. Já no masculino, o Quênia tornou-se o país com mais títulos, sendo o 11º na história. O Brasil está logo atrás com um a menos.

Fonte
Uol

Nenhum comentário: