sábado, 6 de dezembro de 2008

Câmara: Comissão deTrabalho aprova criação da universidade luso-afro-brasileira

O parecer favorável do deputado Eudes Xavier (PT-CE) ao projeto de lei (PL 3891/08), do Poder Executivo, foi aprovado, por unanimidade na Comissão de Trabalho. A proposta cria a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (UNILAB), com o objetivo de formar recursos humanos que possam desenvolver a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os africanos.
De acordo com Eudes Xavier, “ao criar a UNILAB, o Brasil mais uma vez toma a dianteira no sentido de aprofundar as relações com os demais países do Bloco, em especial aqueles situados na África, visando à redução das desigualdades sociais e ao desenvolvimento das nações envolvidas”.

O Brasil, na avaliação do relator, vem conquistando uma posição de liderança na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. “E isso o faz responsável por iniciativas que promovam a integração e o desenvolvimento de seus países membros”, disse Eudes Xavier.

Os cursos da UNILAB serão ministrados preferencialmente em áreas de interesse mútuo do Brasil e dos demais países da CPLP, com ênfase em temas que envolvam formação de professores, desenvolvimento agrário, processos de gestão e saúde pública, entre outros.
Além do Brasil, integram a CPLP: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Agência infoma


Nenhum comentário: