quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Produtores de hortas serão capacitados pela Emater/RN

A Emater-RN inicia hoje o ciclo de capacitações para a ampliação do Projeto Integrado de Agricultura Urbana e Inclusão Social (hortas comunitárias) com o cultivo de plantas medicinais nativas. O evento acontece a partir das 8h, na Casa Brasil, no bairro Guarapes. O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Rede Nacional de Produtos Fitoterápicos e Nativos e outras instituições. No próximo ano ao treinamento será estendido às comunidades rurais em todo o Estado.

Participam do treinamento 25 produtores de seis hortas comunitárias de geração de renda em Natal e representantes de instituições parceiras do projeto. A programação consta de oficinas com aulas teóricas e práticas com temas diversos, tais como: Importância do cultivo e manejo sustentável dos recursos naturais, Questões básicas de cultivo de plantas medicinais e Disposição das plantas medicinais dentro da horta.

Segundo a coordenadora do projeto, extensionista rural da Emater-RN, Terezinha Cardoso, o objetivo do evento é capacitar os produtores das hortas comunitárias de geração de renda, bem como preparar monitores e multiplicadores, em Natal, para a produção e cultivo de plantas medicinais. Terezinha Cardoso ressalta que essa é uma forma de disponibiliza aos consumidores de hortaliças produtos terapêuticos de comprovada eficácia obtidos de plantas agroecologicamente cultivadas.

A qualidade de vida dos usuários é uma das preocupações do projeto. Por isso, além do cultivo e comercialização eles serão orientados a utilizar as plantas na medicina popular, como chás e lambedores.
Terezinha Cardoso ressalta que os usuários do projeto no interior também serão capacitados pelos extensionistas rurais da Emater-RN, para desenvolver atividades, tais como: a produção do adubo orgânico, de mudas, colheita e comercialização. Os usuários do projeto também serão orientados a utilizar esse tipo de planta na prevenção e cura de doenças.

Gazeta do Oeste




Nenhum comentário: