quarta-feira, 16 de julho de 2008

O USO DA ÁGUA

A crise mundial da água, atualmente é objeto de estudo acadêmico, principalmente de água doce, aquele que mata a sede nossa diariamente, o consumo humano aumenta assustadoramente, e o desperdício, o mau uso, uso inadequado, tudo isso faz com que as reservas de água doce que são finita tenda a se acabar.

Quando se fala em aproveitamento da água, é importante diferenciar o uso e o consumo. O uso é a retirada de água do ambiente para suprir necessidades humanas, e esse termo implica que uma parte do que é aproveitado volta para o ambiente (caso da água usada para cozinhar ou para o banho).
Já o consumo refere-se à parcela que não retorna de modo direto para o ambiente (como a água usada na irrigação de uma plantação, que passa a fazer parte dos tecidos vegetais) O uso excessivo pode acarretar a diminuição do volume, ou o esgotamento, dos aqüíferos subterrâneos, e mesmo dos estoques de água existentes na superfície, em lagos e rios.
A questão da água subterrânea é crucial, pois grande parte da população mundial depende dessa fonte para seu abastecimento. No Brasil, por exemplo, 49% dos municípios são abastecidos total ou parcialmente com água de poços profundos ou rasos, segundo dados do Atlas do meio ambiente do Brasil (1966), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além da ameaça a seus estoques, os aqüíferos também têm sido contaminados por diversos poluentes, de origem industrial, agrícola e doméstica.
Li hoje em um dos jornais que circula aqui na região oeste, mas precisamente o de Fato, que a Cidade de Apodi vai ganhar uma nova indústria de Água Mineral. O proprietário é de São Paulo,o mesmo já tem uma de refrigerante, no município fabricado com a mesma água que pretende envasar torna-la mineral. Nada contra a indústria e desenvolvimento da cidade, o que queremos saber não é de 25 emprego que trará para o nosso povo não,até porque é muito pouco se tratando de um investimento de um milhão de reais, essa quantidade de empregos qualquer atividade primaria oferece ou até mais.
Agora é preciso conhecer o impacto ambiental que elas vão causar futuramente, e toda população precisa ter conhecimento de; quantos mil litros de água vai retirado do subsolo diariamente, quanto de imposto rende para o município, se realmente compensa retirar toda nossa água mineral e vender lá fora, enrricar essas empresas. Quando esgotar nosso subsolo elas vão embora e nós ficaremos morrendo de sede se ter de onde tirar.
Na cidade de Baraúnas aconteceu isso, com as empresas que plantam melão, retiram água dos poços até esgotarem, depois foram embora e deixaram o solo envenenado com agrotóxico sem nenhuma responsabilidade, e estão chegando aqui em nosso município, já tem muitas empresas japonesa comprando terras na chapada para a mesma finalidade, é preciso ter muito cuidado.16/07/2008

Nenhum comentário: