sábado, 5 de julho de 2008

NOVO SALÁRIO MÍNIMO

03/07/2008 - REPARAÇÃO
Aprovado projeto que concede anistia post mortem a João Cândido

O senador Paulo Paim (PT/RS) comemorou a aprovação do projeto de lei (PLS 45/01), de autoria da senadora Marina Silva (PT/AC), que concede anistia post mortem a João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata, e aos demais participantes do movimento. A matéria será encaminhada à sanção presidencial.

“João Cândido e seus companheiros lutaram pela dignidade de suas vidas e foram vítimas de uma feroz perseguição. Aos poucos a nossa história está fazendo justiça e, nós outros devemos bater no peito e falar com orgulho que ele também é um herói brasileiro”, disse o emocionado senador petista.

Paim que relatou o projeto de Marina, apresentou nesta quinta-feira (03) requerimento para que o Congresso Nacional realize uma sessão especial em homenagem a João Cândido Felisberto e seus descendentes. O “Almirante Negro”, como ficou conhecido, nasceu na cidade gaúcha de Encruzilhada do Sul, em 24 de junho de 1880.

A Revolta da Chibata ocorreu no Rio de Janeiro, em 1910. O movimento era contrário à punição física a marinheiros por meio de chibatadas, conforme previa o regimento da força naval de guerra, e foi deflagrado após a morte de um marinheiro negro que recebeu cerca de duzentos açoites. A revolta acabou vitoriosa e o governo brasileiro extinguiu essa modalidade de punição na Marinha.

Nenhum comentário: