segunda-feira, 28 de julho de 2008

EDUCAÇÃO

28/07/2008 - 17:46
Tamanho da letra A- A+
Haddad: Meta do Brasil é atingir padrão educacional de países desenvolvidos
Entidades da área de educação estão reunidas em Brasília para traçar e discutir novas formas de colaboração para o cumprimento das metas previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O, plano, instituído há pouco mais de um ano, já conta com a adesão de 5.558 municípios e do Distrito Federal.

Hoje (28), durante a abertura do evento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que "a educação é o cimento do crescimento atual do país". Segundo ele, o atual momento educacional do país é virtuoso, entretanto para dar continuidade a esse processo é preciso cumprir as metas estabelecidas até 2011.

O ministro destacou a importância da formação de professores e citou que o percentual de docentes que lecionam no Ensino Básico e que estudaram em universidades públicas é muito baixo, refletindo a falta de elo entre a educação superior e a básica.
“A qualidade da educação jamais será superior à qualidade dos professores”, disse Haddad, referindo-se a uma reivindicação dos docentes por melhor formação.
Segundo o ministro, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) serviram para traçar um mapa do ensino no Brasil e modificá-lo. “Matemática e Língua Portuguesa são as principais matérias para equalizar, subir a média nacional do ensino e tentar diminuir as desigualdades entre os estados”, afirma o ministro que completa, “temos que chegar ao padrão de educação comparável ao dos 31 países mais ricos do mundo”.

Para o ministro, o novo piso nacional para os professores, de R$ 950, sancionado pelo presidente Lula este mês, e a criação de 214 novas escolas técnicas mostram a preocupação do governo com a educação.

Participam do seminário PDE: uma Visão Institucional representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Públicas Estaduais e Municipais (Abruem), do Conselho dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet), do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O encontro segue até amanhã (29).

Agência Brasil

Nenhum comentário: