Li hoje na revista Carta Capital, que um mendigo desses que vivem nas ruas perambulando passou em um concurso do BANCO DO BRASIL, seu nome é Ubirajara Gomes da Silva, ele conta sua história de vida e sofrimento vivendo nas rua de Recife onde passou ate de 30 dias sem se alimentar.
Em sua entrevista ele diz que sai de casa foi morar com os avós e passou a ser maltratado, apanhava muito, foi aí que ele resolveu morar na rua, tendo perdido sua mãe, também não conheceu seu pai, sabia apenas que era um ex-policial. Na rua viveu 12 anos, muitas vezes dormindo na porta de uma farmácia, debaixo de uma marquise, mas antes de ir pra rua já tinha ido a escola, passou a freqüentar o supletiva a noite por causa da merenda, e terminou o mesmo com muita dificuldade.
Dos 19 mil concorrentes no concurso, ele ficou entre os 171 classificados, sendo um dos primeiro a ser chamado. Ubirajara conta como venceu e diz para os que estão passando pela a que ele passou, estudem e lutem, porque qualquer um é capaz de vencer.
29/07/2008
Mais um instituto de pesquisa está nas ruas de nossa cidade colhendo dados da população, não sei afirmar se realmente é uma pesquisa eleitoral para ser divulgada ou se apenas uma simples enquête com o objetivo de consumo interno, feito por alguém que tenha interesse em uma das três candidaturas, o certo é que muita gente hoje foi entrevistados com várias perguntas onde citava o nome de todos os candidatos a prefeito fazendo aquelas mesmas perguntas que os grandes instituto fazem. Se for uma pesquisa realmente, deve está registrada no cartório eleitoral e depois será divulgada, mostrando a metodologia utilizada, o números do registro, a quantidade de pessoas entrevistadas, quais bairros, sítios etc. toda a população tomará conhecimento da mesma, se for apenas um levantamento de dados, poucas pessoas terá acesso a eles. Esse mesmo entrevistador esteve na parte da tarde desta segunda feira fazendo perguntas idênticas, no sítio ponta, procurei saber qual o instituto mas a pessoa disse que não sabia porque não perguntou ao entrevistador, e o mesmo usava um crachá por dentro da camisa não deixando aparecer sua identificação. Outro fato estranha é que ele andava em uma moto pilotada por alguem conhecida que reside aqui na cidade, segundo a pessoa que foi entrevistada.
28/07/2008
| ||||
Haddad: Meta do Brasil é atingir padrão educacional de países desenvolvidos |
Para o ministro, o novo piso nacional para os professores, de R$ 950, sancionado pelo presidente Lula este mês, e a criação de 214 novas escolas técnicas mostram a preocupação do governo com a educação.
Agência Brasil
A campanha eleitoral entra em uma faz perigosa, é justamente a fase da boataria, quando se usa de tudo para levar vantagem, sobre o adversário principalmente usando números de pesquisas que não aconteceu podendo, influenciar o eleitor indeciso e as vezes dá certo. Quem não se lembra da campanha passado quando um candidato estava com uma pequena vantagem sobre seu adversário mostrado pelos institutos de pesquisas da região, aquele que estava em desvantagem desqualificou a mesma dizendo que faria uma confiável pelo o IBOP, todo mundo acreditou, até mesmo os eleitores adversários. Olhe meus amigos, esse instituto IBOP, dificilmente virá a uma cidade do porte de Apodi, nem mesmo quando acontece eleição para presidente da república e governadores dos estados que abrange todo país, porque, é uma empresa contratada pelas grandes redes de televisão, Principalmente a Globo, para tê-lo uma amostragem do quadro eleitoral do país pesquisa penas as grandes cidades, no caso de eleição para presidente. Já em eleição para prefeito, as pesquisa são feitas mais nas capitais, nuca em cidade do porte de Apodi. Por isso é preciso ter muito cuidado com essas conversa de pesquisas eleitoral nesse período. |Ontem mesmo espalharam um boato aqui em nossa cidade divulgando um resultado de uma pesquisa feita pela perfil, segundo os boateiros, os números eram tão absurdo que somente acreditava quem não raciocina direito. Resultado uma pessoa do PT procuro saber na fonte, em Natal e obteve os número verdadeiros, muito diferente do que foi divulgado.
26/07/2008
Bolamurcha
O futebol de Apodi adiou o sonho de ascender à elite do futebol potiguar. Devido à falta de apoio, a Univap desistiu de participar do campeonato de acesso à primeira divisão. Vai esperar para 2009- Gazeta do Oeste.
Está estampado em outros jornais que circula no estado deste sábado 26 de julho de 08, que o futebol de Apodi não participará do campeonato estadual por falta de patrocínio e incentivo ao esporte. Não é somente o futebol que deixa de participar de um evento importante como o campeonato estadual não. O Oeste Leite também deixou de acontecer por falta de incentivo a pecuária. Assim como o esporte a pecuária de nosso município está sendo deixada em segundo plano pelo poder público municipal o que é uma vergonha para o município. onde está o fórum de entidades, que nuca mais abriu o bico pra falar desses problemas? Se é que ainda existe essa entidade.
Simão Nogueira
Visita
*Quinta Feira: 7:30hs dia 24, Séc. de Educação- Água Fria, Santa Rosa II, (manhã e Tarde), Noite Baixa do caic.
A possível descoberta da Mhag Mineradora - uma reserva com potencial para três bilhões de toneladas de minério de ferro em Jucurutu -, se confirmada, tem tudo para mudar, de forma sensível, o cenário econômico norte-rio-grandense. Segundo o secretário de estado do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Caetano Rosado, a instalação de uma siderúrgica no Rio Grande do Norte é um dos desdobramentos que a exploração da jazida pode trazer, juntamente com o terminal de granéis sólidos que, segundo o secretário, já está garantido.
A Mhag silencia sobre a descoberta, já que está em processo de abertura de capital e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determina o sigilo de informações desse tipo. Mas de acordo com Rosado, a efetivação de uma nova reserva justifica ainda mais os investimentos no beneficiamento do minério de ferro potiguar. ‘‘Agora vamos fazer um trabalho pra agregar valor a essa matéria-prima, melhorar a logística e, no futuro, se justifica, por exemplo, a instalação de uma siderúrgica no estado’’, projeta.
Segundo o secretário, para se instalar, uma unidade de beneficiamento de minério de ferro precisa estar próximo do litoral, ter combustível em abundância para seu abastecimento e facilidade de logística. O Rio Grande do Norte já com conta com as duas primeiras ferramentas e, com a consolidação do terminal de granéis, poderá estar pronto para sediar uma siderúrgica. ‘‘A gente já tinha o sal, o calcário, a barrilha e o cimento, mas não eram suficientes para justificar o porto. Com as descobertas do minério, se tornou viável esse investimento’’, atesta Rosado.
Segundo o secretário, os executivos da Mhag apresentaram ao governo um projeto de 2,5 bilhões de dólares, que considera a exportação de 1 milhão de toneladas de minério de ferro por mês. O projeto incluiria a construção de um minerioduto integrado a uma ferrovia. Rosado frisa que antes mesmo de descobrir a nova reserva, a Mhag já estava determinada a investir na logística e expansão da empresa. No ano passado, a companhia extraiu 400 mil toneladas da matéria-prima na Mina do Bonito, em Jucurutu, e planeja aumentar a produção para 12 milhões de toneladas anuais até o final de 2011.
O presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e Minerais Não-Metálicos do RN, Marcelo Mário Porto, compara a situação do estado a de Carajás, no Pará. ‘‘É uma verdadeira revolução no setor mineral do Rio Grande do Norte. Vai ser como foi em Carajás: lá, até um porto eles tiveram a obrigação de construir’’, aponta. Para Porto, além de novos empregos e negócios, a descoberta trará muitas empresas-satélite para se juntar às minas, a exemplo do que acontece em outros estados brasileiros.
O sindicalista ainda classifica o estado como uma verdadeira ‘‘colcha de retalhos’’. Ele diz que, atualmente, empresas italianas, australianas, alemãs, holandesas e americanas têm requerimento de pesquisa e decreto de lavra no Rio Grande do Norte, concedidos pelo Departamento Nacional de Produção Mineral. Mesmo órgão que deu o direito a GME4 do Brasil Participações e Empreendimentos S.A., braço minerador do grupo Opportunity, do empresário Daniel Dantas, a prospectar minério de ferro em dez estados brasileiros, entre eles o RN. A autorização para pesquisa foi concedida em maio deste ano e existem 29 pesquisas em manganês e uma em minério de ferro nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.
‘‘Se 15% dessas pesquisas estrangeiras forem viabilizadas para exploração, nós teremos o maior boom de mineração do Nordeste’’, prevê Porto, acrescentando que, para isso, o governo do estado precisa agilizar as questões logísticas, portuárias e de linhas férreas, além de, inclusive, melhorar o acesso às estradas de Jucurutu.
A idéia da siderúrgica é vista com bons olhos por Porto. De acordo com ele, com a unidade de beneficiamento será possível agregar valor à matéria-prima e produzir o ferro-gusa - produto imediato da redução do minério de ferro com carvão e calcário em um alto forno. Dessa forma, se poderá, ainda, diminuir o valor gasto com o frete.
Luciano Kleiber e Louise Aguiar
Da equipe do Diário de Natal
A revista Veja dessa semana trousse uma longa reportagem sobre a disparada da economia brasileira, onde mostra as oito maiores emprazas do país e seus negócios bilionários, como a fabricante de cereja InBev, que comprou recentemente a marca da cervejaria americana de Saint Louis fundada há 150 anos atrás, a Anheuser-Busch, custou uma bagatela de 52 milhões de dólares e se tornará a terceira maior do mundo tendo na sua direção-presidente o carioca, Carlos Brito. A reportagem fala de oito motores que impulsiona a economia do pais fazendo cidades que se transformaram do dia para noite, impulsionadas pela soja, cana-de-açúcar, carne bovina, petróleo, extração mineral, obras de infra-estrutura, as indústrias têxteis e automobilística. A revista passou seis meses pesquisando, mobilizou oito repórter e onze fotógrafo que viajou o pais inteiro colhendo dados para uma reportagem de trinta pagina e mostrar onde foi bem aplicado o dinheiro dos impostos arrecadado. Ficou evidente que onde o prefeito investiu deu pra ver que melhorou bastante a qualidade de vida da população, mas aquelas que não teve essa preocupação com os recursos estão até pior. Exemplo; Coari no Amazonas, que recebe roytes de petróleo,o prefeito não investiu na cidade, a miséria e a pobreza da população dobrou, como também Marabá no Pará que já passou pelo quarto ciclo econômico, borracha, castanha, ouro e agora do boi. Essa cidade nunca teve um administrador que incentivasse a indústria local e sempre esses produtos são beneficiados lá fora, hoje as favelas se multiplicam. Mas os municípios que aplicaram o dinheiro arrecadado, a população vivem em situação totalmente diferente. Como Camaçari na Bahia , São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte, Suape e Turitama em Pernabuco, Jaraguar do Sul e muitas outras.O que a veja esqueceu de dizer em sua extensa reportagem é que o desenvolvimento do Brasil está acontecendo no Governo do Presidente Luis Inácio Lula da Silva do PT, que chegou ao poder depois de várias tentativas, e era taxado de negro, analfabeto imcompetente etc. tá dando de bolo em todos os doutores que passou pela a presidência do país, nos últimos anos, é tão grande o circulo virtuoso segundo a veja que supera o chamado milagre econômico do período militar. A educação também está tendo seu crescimento, já detectado pelo MEC. Veja as que estão dentro deste circulo. A maior faricante de ligeri;Nova Friburgo.O maior exportador de peixe; Um município do Amazonas chamado; Barcelos. A maior produtora de café; Patrocínio, no triangulo mineiro. A maior exportadora de Sapatos; Sobral no Ceará. A maior produtora mundial de suco de laranja; Itápolis
23/07/2008
| ||||
Lula determina prioridade para a reforma política após as eleições deste ano |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje (22), na reunião de coordenação política, prioridade para as discussões da reforma política após as eleições municipais de outubro.
Lula também determinou aos ministros de Relações Institucionais, José Múcio, e da Justiça, Tarso Genro, que dialoguem com o Congresso Nacional para envolver o Legislativo na construção do projeto.
De acordo com fontes do Palácio do Planalto, o presidente reafirmou a interpretação de que o assunto não é apenas do governo, e sim de toda a sociedade.
O envolvimento social com a reforma política também é uma das prioridades do PT, que está coletando assinaturas para um projeto de iniciativa popular prevendo a realização de um plebiscito, no qual a população brasileira irá dizer se quer ou não a a convocação de uma Assembléia Constituinte exclusiva para fazer a reforma.
Para saber mais e assinar o projeto, clique aqui.
InvestimentosDar mais visibilidade aos investimentos realizados pelo governo em obras por todo o país e alimentar o otimismo da população também foram determinações surgidas na reunião. O objetivo é permitir que a população tenha maior clareza dos investimentos feitos pelo governo federal.
Além de José Múcio e Tarso Genro, participaram da reunião de coordenação política, que é semanal, os ministros Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, Guido Mantega, da Fazenda, Paulo Bernardo, do Planejamento, e Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República.
Com informações da Agência Brasil.
Eleitor condena “luxo” do comitê de Flaviano
Veja comentário:
ABAIXO A BURGUESIA!!!O comitê de flaviano não é pra qualquer um entrar não... Só ta faltando um tapete vermelho, e uma central de ar. Será q o povão tem coragem de pisar por lá?Um eleitor humilde tem até medo de entrar!Esse grupo ELITIZADO tão querendo o voto dos pobres?EU HEM!
21/07/2008 20h27min.
Este espaço está a disposição de qualquer partido ou candidato que tenha interesse que divulgue sua agenda; pode me procurá que terei o maior prazer de divulga-la.
A agenda da coligação PSB PT PHS, para a semana, e o candidato Simão Nogueira estará visitando:
* segunda Feira dia 21: visita aos sítios Pindoba, S. Lourenço e Bela Vista; Terça Feira dia 22: Sítio Caboclo e Carpina (manhã), Tarde; Vázea da Carreira, V. da Salina. Noite, Garilândia, Bacurau II.
*Quarta Feira dia 23, às 6:30hs, ( manhã) visitará a Sec. de Urbanismo, Santa Rosa I, e lagoa Rasa, ( tarde), Noite B. do Caic.
*Quinta: 7.30hs dia 24, Séc. de Educação- Água Fria, Santa Rosa II, (manhã e Tarde), Noite Baixa do caic.
*Sexta Feira dia 25, Séc. de Ação social – 7:30hs. Poço de Tilon(manhã), Assentamento Frei Damião, S. Manoel(tarde).
*Sábado dia 26, (Manhã), Inauguração do Comitê, com café da manhã, depois falação na feira.
*Domingo dia 27, Concentração no comitê , e visita ao Sítio Melancias.
A campanha eleitoral está pegando pressão, começando pelas cidades menores. Estive hoje conversando com um amigo das banda do Itaú e ele me dizia que lá a coisa está fervendo, já houve comício, passeata, arrastão etc. etc. o problema é que aqueles que pensavam em fazer campanhas nos moldes anteriores, não está conseguindo, na cidade de Itaú a disputa está se igualando, porque a máquina do município parece não vai funcionar, devido a fiscalização está que muito grande, e qualquer movimento nesse sentido será denunciado, e o candidato se tentar utilizá-la enfrentará os rigores da lei. Isso é muito bom
18/07/2008 15:37:32
Professores de 64 municípios serão os primeiros a adquirir computadores portáteis a baixo custo — R$ 1 mil — e ter acesso a uma linha facilitada de financiamento. Os equipamentos serão em torno de 35% mais baratos que os disponíveis no mercado atualmente.
Lançado no dia 4 de julho, o Programa Computador Portátil para Professor inicia sua fase de teste a partir de agosto, priorizando os municípios com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também foram incluídas nesta primeira etapa as cidades que compõem as 37 redes municipais de ensino apontadas pela pesquisa Redes de Aprendizagem ― boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender, realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
De acordo com o cronograma previsto para o programa, a fase de teste se estende até o dia 9 de setembro. A partir do dia 10 do mesmo mês, professores de todas as capitais serão beneficiados pelo programa, e em outubro as demais cidades brasileiras serão contempladas. A estimativa é de que o programa alcance cerca de 3,4 milhões de professores em atividade da educação continuada, do ensino básico até o universitário. O projeto não contempla professores fora da educação continuada, como cursos pré-vestibulares, escolas de música e de idiomas e academias de ginástica.
Equipamento — Além do baixo custo, o professor terá acesso a um equipamento de qualidade, com memória principal de, no mínimo, 512 megabites, com possibilidade de expansão de no mínimo um gigabyte; unidade de armazenamento com capacidade mínima de 40 gigabytes; tela plana, com tecnologias LCD (liquid crystal display); comunicação com interface sem fio (wireless) e software livre, com mais de 27 aplicativos,
O programa não envolve recursos orçamentários e conta com a adesão de empresas fabricantes de computadores e de bancos públicos e privados na criação de linhas de empréstimo para a aquisição dos equipamentos. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) será a responsável pela captação dos pedidos e entrega dos computadores no endereço indicado pelo professor — com cerca de seis mil agências, os Correios estão presentes em todas as cidades brasileiras.
Inclusão digital — De acordo com o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, o programa integra um conjunto de ações do ministério em torno da inclusão digital de escolas, educadores e alunos. “Além de instalar computadores nas instituições de ensino, capacitar professores e oferecer conteúdos educacionais, queremos que os professores se familiarizem com as novas tecnologias”, disse.
Entre as iniciativas citadas pelo secretário estão o Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais, novos instrumentos que vão auxiliar os professores na oferta de conteúdos curriculares multimídia, além da instalação da banda larga nas escolas públicas.
Veja a lista dos 64 municípios, onde os primeiros professores poderão adquirir computadores portáteis a baixo custo.
Renata Chamarelli
Está muito disputada a vaga de vereador nestas eleições, apesar da campanha ainda está no início, meio morna, o que estamos vendo é os candidatos andando nas ruas e abordando o eleitor, principalmente, os candidatos a vereadores.
Outra coisa que me tem chamado atenção é o eleitor um pouco inibido para fazer aqueles velhos pedidos aos candidatos, não sei se isso somente acontecerá quando se aproxima o pleito, ou se com essas novas medidas da justiça eleitoral, na qual o eleitor está meio temeroso, que também ele é passível de punição, ou ainda se o eleitor entende que os atuais candidatos não dispõem de recursos para atender aos seus pedidos, já que a prefeitura está fora da disputa.
Deus abençoe que o nosso povo tenha tomado consciência e não votem nessas eleições a troco de uma migalha qualquer para depois não ficarem reclamando dos candidatos que elegeram, se nada estão fazendo pelo município. Está no blog Apodibaixodopano que na comunidade de Córrego tem dois candidatos a vereador disputando o voto no mesmo Sítio, Zilma e Caubi, tem mais; Gilberto Olinto que também é candidato pelo PHS, tem sua origem nessa região, onde mais da metade de sues familiares, os Torres residem lá.
Outros que também penetram na mesma região são os candidatos do PT, Luzia Pinto e Geraldo Pedreiro, pois os dois são do Sítio Barra e tem grande influencia na mesma região. Portanto, região de arreias como é mais conhecida está bem servida de candidatos a vereador, esperamos que qualquer um que seja eleito priorize um projeto para a construção da estrada que da acesso ao Sítio Córrego.
| ||||
FGV: Inflação medida pelo IPC-S recua em quatro de sete capitais |
A inflação apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) apresentou, em julho, crescimento menor em quatro das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em comparação com o mês anterior. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17).
A cidade de Salvador registrou a maior desaceleração da inflação. Saiu de 1,04% para 0,79%. Logo em seguida, em São Paulo, o índice caiu de 0,91% para 0,82% e no Rio de Janeiro, de 0,61% para 0,45.
De acordo com coleta de preços, registrada entre os dias 16 de junho e 15 de julho pela FGV, a inflação em julho acelerou em Brasília, Porto Alegre e Recife.
Segundo a FGV, a queda no preço de itens alimentícios fez com que a inflação medida em julho ficasse em 0,69%, em relação a junho (0,79%). A queda representa a segunda menor alta do ano, atrás de abril quando o índice foi de 0,64%.
Agência Brasil
Segundo o presidente, as medidas anunciadas nesta quarta-feira terão efeito completo em dez ou quinze anos, com avanços graduais neste período. Para Lula, o importante é criar oportunidades para que os jovens desenvolvam seu potencial. “Queremos um ser humano que não esteja sempre a optar entre a morte, o crime organizado, o desemprego, o analfabetismo, mas um ser humano que esteja optando entre as coisas que ele queira fazer na vida.”
Ao defender os investimentos em educação, o presidente fez uma comparação entre a eficiência do dinheiro destinado à educação e à construção de presídios. “Mostraríamos às pessoas que é muito mais barato, muito mais lógico investir para que as pessoas não virem criminosas do que tentar cuidar de um criminoso de alta periculosidade”, disse. Na visão de Lula, a educação é fundamental para oferecer perspectivas de vida digna à população e desenvolvimento ao país.
Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a criação de um piso nacional, inserido na Constituição, transforma o magistério em carreira de estado. “A carreira do magistério, agora, é interesse da União. Começa com o piso, mas passa sobretudo pela questão da formação.”
A partir de 1º de janeiro de 2009, os professores passarão a receber dois terços da diferença do salário atual e dos R$ 950 instituídos pelo piso salarial. A integralidade do piso será paga a partir de 1º de janeiro de 2010. “Essa é a primeira distinção que resgata a missão dos professores para o desenvolvimento do país.”
Letícia Tancredi
Lei do piso dos professores é sancionada com veto | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() |
Luta pelo piso passou por várias gestões da CNTE. Da esquerda para a direita Hermes Zanete, Juçara Dutra Vieira, Roberto Leão (atual presidente), Horácio Reis, Carlos Abicalil e Roberto Felício |
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, lamentou o veto, mas considerou que "a nova lei do piso é um passo importante para a valorização do professor". E acrescentou que "o veto não é um determinante que vai prejudicar o dia histórico que a educação brasileira vive hoje, uma vez que o princípio do piso está preservado". De acordo, com Roberto Leão "quem ganha com a criação do piso nacional é a sociedade que terá um profissional mais valorizado e qualificado".
Quanto às próximas lutas da CNTE, Leão destacou a aprovação dos projetos das diretrizes nacionais de carreira e o que reconhece na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) os funcionários de escola como profissionais da educação. As duas matérias, segundo Leão, tramitam no Congresso e "devem ser aprovadas até o fim deste ano para entrar em vigor em 2009, juntamente com o piso, representando um caminho novo para uma educação de qualidade".
Quando entrar em vigor, o novo piso salarial beneficiará diretamente um milhão e meio de educadores (pela projeção do MEC) e, indiretamente, quarenta e seis milhões de alunos das redes públicas brasileiras.
Ao sancionar o piso, o presidente Lula destacou que "nada é mais digno para uma nação que ela seja destacada pelo seu alto índice de educação". E concluiu que as estatísticas vão mostrar nos próximos anos a importância do conjunto de medidas implantadas hoje na área de educação.
Lula sancionou também leis que criam 49 mil cargos para universidades federais e escolas técnicas, a maior parte deles para contratação de professores e outra lei que prevê a integração da educação profissional e tecnológica à educação básica.
O presidente aproveitou ainda para encaminhar ao Congresso dois projetos de lei. Um cria 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e o segundo cria a Universidade Fronteira do Sul – a UFFS.
Na opinião do ministro da Educação, Fernando Haddad, a implantação de mais vagas nas universidades federais públicas e nos Ifets ajudará na formação de professores nos cursos de licenciatura, além de garantir a formação do magistério com mais qualidade", finalizou.
A crise mundial da água, atualmente é objeto de estudo acadêmico, principalmente de água doce, aquele que mata a sede nossa diariamente, o consumo humano aumenta assustadoramente, e o desperdício, o mau uso, uso inadequado, tudo isso faz com que as reservas de água doce que são finita tenda a se acabar.
A CUT Nacional lança na próxima terça, dia 15, a "Plataforma da Classe Trabalhadora para as Eleições 2008", um conjunto de propostas com as quais a Central pretende influenciar na escolha de prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras em todo o país. A idéia é pressionar candidatos a se comprometerem com a Plataforma e orientar a base dos sindicatos a não votar naqueles que se recusarem.
A ação foi planejada durante a Jornada Pelo Desenvolvimento com Distribuição de Renda e Valorização do Trabalho, série de debates que percorreu o país no ano passado com o objetivo de analisar as necessidades econômicas e sociais das diferentes regiões para, em seguida, elaborar planos de desenvolvimento e superação das desigualdades a partir da ação sindical. A Plataforma será lançada durante o Seminário de Organização Sindical/OLT, que a CUT realiza entre os dias 15 e 17 de julho, em São Paulo.
"São essas propostas que desenvolvemos durante a Jornada que compõem a Plataforma. Vamos para além do diagnóstico e apresentamos projetos", diz Artur Henrique, presidente da CUT. "Nossa ação política para influenciar nas eleições municipais é estratégica para a consolidação de nossas bandeiras sindicais. A realidade dos trabalhadores e a qualidade de nossas vidas passa necessariamente pelas prefeituras", diz.
Artur também acredita que o envolvimento dos sindicatos nas campanhas municipais deve servir de estímulo à participação política. "Precisamos renovar a disposição da luta, tanto quanto precisamos renovar a própria política e suas práticas. Esses são outros objetivos da Plataforma da Classe Trabalhadora", afirma. A entrega da Plataforma aos candidatos devem ser atos políticos que dialoguem com o eleitorado local.
Para Rosane da Silva, secretária nacional sobre a Mulher Trabalhadora e uma das coordenadoras da Jornada pelo Desenvolvimento, as eleições 2008 representam mais um momento para a CUT reafirmar qual o modelo de desenvolvimento que quer para o Brasil. "Se não tiver desenvolvimento local, nada feito", diz. "E não falamos aqui de apenas crescimento. O fato de o Brasil não ter um projeto de desenvolvimento que priorize de maneira clara a valorização dos trabalhadores e a distribuição de renda nos torna reféns de cada uma das crises cíclicas internacionais, como esta que observamos agora com os alimentos. Para enfrentar essas crises, acabamos sempre recorrendo ao modelo macroeconômico que gera as crises, a exemplo dessa política de juros altos e freio ao crescimento acelerado", analisa Rosane.
Inflação – Também inserida no contexto do desenvolvimento com distribuição de renda e enfrentamento da crise de alimentos que pressiona a inflação, a CUT vai iniciar em agosto uma série de encontros nas 27 capitais para apresentar e debater um estudo do Dieese. Feito a pedido da CUT, o estudo analisa as diversas variáveis das pressões inflacionárias atuais e aponta formas de atuação do movimento sindical para enfrentá-las e garantir o poder de compra dos salários.
Artur já adianta algumas das ações propostas: "Continuar lutando, nas campanhas salariais do segundo semestre, por aumentos reais de salário e por formas de distribuição dos imensos ganhos de produtividade da economia como um todo. Além disso, com a certeza de que os alimentos sofrem de fato uma elevação significativa de preços, lutar por aumentos consistentes nos benefícios ligados à alimentação, como cestas básicas e tíquetes-refeição".
Foi num grande comício que as 13 horas de festa do lançamento da campanha de Fátima prefeita chegou ao fim. Durante todo o dia de ontem, 13, a candidata da coligação “União por Natal” percorreu os bairros (Pirangi, Morro Branco, Santarém, Pajuçara II, Gramore, Nova Natal, Parque das Dunas, Panatis, Quintas, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Felipe Camarão), onde inaugurou os primeiros 13 Comitês Populares que darão sustentação à campanha.
Reportagem e fotos: Heldon Jaime
Nós da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), mesmo conscientes que a nossa luta é infinda, temos a certeza que o piso, aliado a medidas indispensáveis à valorização profissional (como carreira e formação), ao adequado financiamento e à gestão democrática, será um importante instrumento para a melhoria da qualidade da educação no país.
O piso terá o mesmo impacto que o salário mínimo teve para a classe trabalhadora nos anos 40, tanto pelas suas potencialidades quanto pelos seus limites. O dado positivo é o próprio reconhecimento de que a profissão exige um patamar básico de remuneração e o fator limitante é a necessidade de ampliação de seu poder aquisitivo.
A nossa agenda daqui por diante será a de inclusão de todos os trabalhadores em educação no piso, o aperfeiçoamento do projeto de diretrizes nacionais de carreira que tramita na Câmara e do sistema nacional de formação. Asseguradas estas condições básicas de exercício profissional, poderemos ampliar os espaços de discussão de práticas pedagógicas e de alternativas à melhoria da educação.
Além da aprovação do piso pelo Congresso, a educação teve outras conquistas. Na mesma sessão, o Plenário do Senado aprovou, em primeiro e segundo turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 96/03), que reduz gradativamente a incidência da DRU na educação. A desvinculação, hoje, retira cerca de R$ 7 bilhões anuais do Orçamento do MEC e de acordo com a PEC, os recursos da DRU serão integralizados até 2011, devendo ser repassada a metade em 2009 e mais um quarto em 2010.
Outros dois importantes projetos de lei foram aprovados pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Um diz respeito às eleições diretas para diretores, que segundo o PL nº 344/07, deverá ocorrer em todas as escolas públicas da educação básica. E o PL nº 546/07 que garante, no mínimo, 50% das vagas das escolas técnicas e universidades federais, em todos os cursos e turnos, para os alunos oriundos das escolas públicas. O projeto beneficia, ainda, negros, índios e pessoas portadoras de necessidades especiais.
Agora, é acreditar no futuro e esperar que as próximas semanas tragam novas e boas conquistas para professores, funcionários de escolas, estudantes e a educação brasileira. Conseguimos avanços, mas muitos outros ainda precisam ser concretizados.
13 de julho de 2008ADRIANA MORAIS o Mossoroense
adriana.morais20@hotmail.com
A lei 8.069, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, dando a estes os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, completa hoje 18 anos de homologação no País.
Para a juíza da Primeira Vara da Infância e Juventude, Fátima Moreira, o ECA trouxe significativas mudanças na política infanto-juvenil no Brasil. Mudanças, estas, positivas. Entre as quais, a juíza destaca que, após o estatuto, houve uma democratização na responsabilidade sobre o bem-estar físico, mental e intelectual das crianças e adolescentes.
"Há dezoito anos, toda a responsabilidade de educação e cuidado das crianças e adolescentes era dos pais. Com o estatuto, cabe também à sociedade, bem como ao poder público, assegurar a efetivação dos direitos referentes à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização e dignidade desses cidadãos", diz Fátima Moreira.
Para garantir a efetivação dos direitos assegurados pelo ECA, cabe à Vara da Infância e da Juventude, juntamente com os Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), atuar na fiscalização de diversos setores da sociedade.
No entanto, conforme levantamento apresentado no seminário nacional "O Judiciário e os 18 Anos do ECA", ainda são poucas as comarcas que atendem a recomendação 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), feita em 2006, para que sejam implantadas equipes técnicas, de acordo com o que prevêem os artigos 150 e 151 do ECA.
Apesar dos avanços conquistados pelo Estatuto, dados apresentados durante esse seminário mostram que, com relação a essa lei, ainda é preciso melhorar. Segundo o levantamento, dos 5.561 municípios brasileiros, apenas 92 possuem varas especializadas. Destes, 18 contam mais de uma vara.
Conforme o ECA, o ideal seria a criação de varas especializadas em todos os Tribunais de Justiça do País, além de ser estabelecida a proporcionalidade de varas especializadas pelo número de habitantes e dotá-las da infra-estrutura necessária para garantir o seu funcionamento.
Outro fator que compromete a qualidade da fiscalização do ECA é a precariedade da assessoria aos magistrados pela inexistência ou insuficiência de equipes interprofissionais nas Varas da Infância e da Juventude. No Rio Grande do Norte, não existem profissionais técnicos para assessorar os magistrados no desempenho de suas funções.
Durante o referido seminário, também foi discutido que Direito da criança e do adolescente poderá ser disciplina nos cursos de Direito, de modo que os editais de concurso público para Magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública poderão incluir conteúdos específicos sobre direito da criança e do adolescente.
O seminário citado foi uma forma de comemorar os 18 anos do ECA em todo o País, com o intuito de fortalecer os princípios propostos pelo próprio Estatuto e pela Constituição de 1988, que coloca a criança e o adolescente como prioridade absoluta para a família, a sociedade e o Estado.
Em Mossoró, a data foi comemorada bem antes, de modo que os 18 anos do estatuto foram comemorados no dia do lançamento do projeto Mossoró Quer Sorri, em que todas as ações desse projeto visam a ressaltar a importância do ECA para a sociedade.
13 de Julho de 2008