sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Católicos se preparam para Semana Santa

Publicado no Dia 26/02/2009
Alberto Leandro
Na Quaresma os fiéis aproveitam para orações, meditações, penitencias, jejum, solidariedade e amor
Com o fim do carnaval, inicia-se o período da Quaresma, que é o tempo litúrgico de conversão de preparação para a Semana Santa. A missa de cinzas que marca o início do período foi prestigiada por mais de 10 mil pessoas nas paróquias da Arquidiocese de Natal nesta última quarta-feira (25). Ontem, deu início também a Campanha da Fraternidade que tem como tema "Fraternidade e Segurança pública".

A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Ontem cerca de três mil pessoas foram a catedral de Natal para prestigiar o início da Quaresma. No total cerca de 10 mil estiveram presentes em todas as paróquias da Arquidiocese. Segundo a secretária do setor social da Arquidiocese, Tasnes Nóbrega, a fé em seguir as tradições do período continua sendo praticada pela maioria das pessoas, prova disso é as igrejas lotadas na missa de Cinzas. "Com o passar do tempo algumas pessoas mesmo conhecendo o período deixam de seguir a tradição. Mas, a maioria continua com a tradição escrita na bíblia para vivenciar a semana Santa", disse Tasnes Nóbrega.

Durante a quaresma os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. O período termina na tarde de quinta-feira santa, antes a Missa da Ceia do Senhor, que inicia o Tríduo Pascal. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo de Ramos, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus. A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação.

Campanha da Fraternidade será lançada na próxima quinta-feira

O início da quaresma marcou também o lançamento nacional da campanha da Fraternidade 2009. Um apelo da Pastoral Carcerária levou a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a escolha do tema: Fraternidade e Segurança Pública. Durante toda a Quaresma, a Campanha tratará do lema "A Paz é Fruto da Justiça", citação retirada da Bíblia.

Segundo Tasnes Nóbrega, também secretária da Campanha da Fraternidade o objetivo da campanha é fazer com que as pessoas enxerguem a sua realidade local para que sejam geradas discurssões. "Iremos atingir desde a violência doméstica a violência das ruas. Temos que saber quais são as causas disso.

Pois não adianta colocarem policiais nas ruas sem combater o problema desde o início", afirmou a secretária da CF.

Contudo, a Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Natal só será lançada no próximo dia 5. Para marcar o início da CF uma missa será celebrada na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, às 18h30. Ao final, uma procissão seguirá até a Basílica dos Mártires, no bairro de Nazaré, onde será feita uma vigília até às 22h. Antes disso, nos dias 3 e 4 de março, a Igreja participará de um seminário sobre segurança pública com o tema "insegurança, raízes e responsabilidade" no auditório do colégio das Neves. Além disso, a Arquidiocese, deve realizar alguns trabalhos com a população carcerária.

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: