quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Aulas atrasam devido à falta de estrutura

05/02/2009

Apodi - A prefeita Gorete Pinto, de Apodi, alega que as escolas, especialmente da zona rural, não têm estrutura ideal para iniciar o ano letivo. Diz que a situação é grave. E, por este motivo, vai atrasar o ano letivo. As aulas, que deveriam começar no dia 9 de fevereiro, agora só no dia 2 de março, depois do Carnaval. Vai desrespeitar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
A atual prefeita reclama que recebeu o município do ex-prefeito José Pinheiro Bezerra sem estrutura para funcionar. A grande maioria das escolas precisa de reparos nas paredes, telhado, instalações elétricas e hidráulicas. Ao todo, são 37 escolas em situação delicada, todas na zona rural, onde o acesso neste período do ano também não é bom.
Na cidade, os técnicos da Prefeitura também encontraram problemas na estrutura das escolas. A Creche do Bairro Caic, que antes era administrada pelos MEIOS (Governo do Estado), também se encontra em situação delicada. Falta material de trabalho e principalmente estrutura na escola.
A secretária de Educação e Cultura, Mara Marlizete Marinho Duarte, reuniu diretores de todas as escolas do município com o propósito de avaliar as condições estruturais e de recursos humanos para o funcionamento da rede municipal de ensino com qualidade.

As reivindicações de todos os diretores foram reunidas em um relatório que será apresentado à prefeita Gorete Pinto para que providências sejam tomadas no tocante à reforma das escolas que hoje se encontram sucateadas e sem condições de funcionamento.

Em 2008 a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi trabalhou com 3.333 alunos matriculados em toda rede municipal de ensino. "A nossa meta é chegar a 4 mil alunos matriculados", comentou a secretária adjunta de Educação e Cultura, Flávia Cristina, admitindo, no entanto, ser uma meta difícil de ser alcançada, já que não existe estrutura adequada nas escolas públicas municipais.
A abertura da Semana Pedagógica está agendada para 16 de fevereiro, quando professores vão participar de palestras. Na ocasião, a prefeita Gorete Pinto diz que vai anunciar a distribuição de kits escolares para todos os estudantes


ESTRADAS

Outro grave problema enfrentado pelos estudantes do município de Apodi é relacionado às estradas vicinais que ligam as comunidades rurais à cidade. Devido às enchentes de 2008, cerca de 90% das estradas foram destruídas e não foram recuperadas pela gestão passada. A zona rural apodiense conta com uma área geográfica de 1.600km e mais de 100 localidades rurais.Fonte Jornal de Fato

Nenhum comentário: