quarta-feira, 10 de março de 2010

Quase 19 milhões de trabalhadores serão contratados em 2010, diz Ipea
Publicidade



Quase 19 milhões de trabalhadores deverão ser contratados em 2010, em empregos abertos neste ano (2 milhões) e outra parte em reposição de vagas (16,6 milhões) por dispensa de funcionários, segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta quarta-feira. No ano passado, foram criadas 995.110 vagas com carteira assinada, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Porém, não serão todos os trabalhadores disponíveis que serão contratados. A estimativa é de que haja 24,8 milhões de pessoas buscando emprego, mas apenas 18,6 milhões serão admitidos. Entre os disponíveis, 19,3 milhões têm qualificação e experiência profissional.

"Ou seja, 22,2% dos trabalhadores não possuem qualificação segundo os níveis considerados necessários pela demanda existente", detalha o estudo. Dessa forma, o Brasil deverá ter um excedente de quase 653 mil trabalhadores com experiência profissional que ficarão sem emprego.

Por Estado

São Paulo deverá ser, em 2010, o Estado com maior abertura de novos empregos --700 mil dos 2 milhões-- e com maior rompimento de contratos de trabalho (5,4 milhões de demitidos). Na contrapartida, aparece o Estado de Roraima, com 1.100 postos de trabalho abertos e 14 mil demissões.

No levantamento por setor econômico, a maior geração de vagas deverá ser no comércio e reparação (850 mil), indústria (300 mil) e alojamento e alimentação (250 mil).

"Em compensação, esses mesmos setores deverão ser os principais responsáveis pela prática da rotatividade da mão de obra (demissão e admissão de trabalhadores, geralmente por salário menor), com rompimento de mais de 16,6 milhões de contratos de trabalho", informa o estudo. Fonte uol

Nenhum comentário: