terça-feira, 23 de março de 2010

NOTÍCIAS DA CAERN

Governo do Estado assegura recursos

para esgotamento sanitário do do San Vale

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) com a interveniência da Secretaria Estadual de Turismo está celebrando convênio com o Ministério do Turismo que tem como objetivo a implantação do sistema de esgotamento sanitário do San Vale, em Natal. Os recursos, estimados em R$ 20 milhões serão provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional/RN). O convênio deve sair entre 45 e 60 dias. A Caern está enviando o projeto executivo, ambiental e sócio-econômico da obra ao Ministério do Turismo para análise técnica.

As obras de esgotamento sanitário do San Vale são prioritárias para Natal porque naquela área estão localizados oito poços de abastecimento que produzem 1.500 metros cúbicos por hora de água. O esgotamento sanitário prevê a construção da rede coletora com extensão de 37 quilômetros e 3.654 ligações beneficiando uma população de 6 mil pessoas. Também está prevista a construção de seis Estações Elevatórias de Esgoto e um coletor tronco. Os esgotos coletados serão enviados para a Estação de Tratamento Secundário de Esgotos de Ponta Negra, tendo como destino final o Emissário Submarino da Barreira do Inferno.

INVESTIMENTO

O Governo do Estado está investindo mais de R$ 1 bilhão em obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água no Rio Grande do Norte. Com a conclusão das obras em andamento, o Estado terá sua área saneada duplicada de 20% para 40% até o final de 2010. Em Natal, este índice subirá de 32% para 60%.

Nota do Blog

A governadora deveria tirar uma pequena parte desse montante e concluir o saneamento de Apodi, já que está tudo pronto para ser concluir o saneamento em nosso munícipio. Se nada for feito aqui em pouco tempo corre o risco de perder tudo que foi investido.

Nenhum comentário: