Erick Pereira diz que Fátima Bezerra pode “definir o jogo” da eleição
Para professor de Direito, definição dos rumos do PMDB passa pela discussão com aliança nacional firmada com o PT do presidente Lula.
Diante do entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE) de que as alianças proporcionais (deputados estaduais e federais) não podem ser diferentes das coligações da majoritária (governador e senador), o professor de Direito da UFRN, Erick Pereira, disse que a deputada federal Fátima Bezerra (PT) é quem pode “definir o jogo” da eleição 2010 no Estado.
“A principal peça para resolver esse questionamento é a deputada Fátima Bezerra (PT), não diria que é tanto o deputado Henrique Alves (PMDB), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) nem a governadora Wilma de Faria (PSB)”, disse Erick, durante entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, no programa Diógenes Dantas Nominuto desta quarta-feira (24).
Para o professor de Direito, por ser a representante a nível nacional de um sistema que vai ter candidato à Presidência da República, “Fátima tem autoridade partidária, autonomia e idoneidade moral para discutir e cobrar compromissos ou não, discutir coerência ou não. Ela representa o PT que é hoje o fiel da balança”, disse.
"Fátima representa o PT que é hoje o fiel da balança", disse.
A discussão de qual caminho o PMDB vai seguir, para o especialista, passa pela petista. O posicionamento da deputada, acredita o professor, é importante para definir se o PMDB segue com o deputado Henrique Alves no apoio ao vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) ou na defesa da tese do senador Garibaldi Filho de que é melhor pedir voto para a senadora Rosalba Ciarlini (DEM).
“Fátima Bezerra pode definir esse jogo, porque nós temos hoje um arco de alianças formado, onde o PMDB faz parte de uma base nacional, então, o PMDB ou vai fazer parte da oposição ao governo Lula ou vai continuar a fazer parte desse arco nacional. Não podemos avançar sem que se traga para a mesa a deputada Fátima para discutir e debater diretamente com o PMDB”, entendeu o especialista em direito eleitoral.
De nominuto.com
De nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário