sexta-feira, 19 de março de 2010

Agricultor tem fé em São José, embora a meteorologia esteja desanimadora este ano

Hoje é o dia em que os agricultores nordestinos comemoram o Dia de São José, já que segundo a tradição ele é o santo que garante as boas chuvas para o plantio. Depois de mais de dois meses de espera pelas chuvas, hoje é o último dia de esperança para um inverno de bons frutos na agricultura. Mas mesmo acreditando no santo, alguns agricultores já admitem se basear pela previsão meteorológica que veem pela televisão.
E o que essa previsão afirma é desanimador para as pessoas do campo. Segundo o professor e meteorologista José Espínola Sobrinho, a meteorologia aponta que haverá apenas chuvas irregulares, ou seja, chove em alguns locais e em outros não. "Essas poucas chuvas deverão começar após o dia 20, que marca o equinócio, que é onde os raios solares estão mais perpendiculares, esquentam a água do mar e formam nuvens de chuva", afirmou Espínola.
O agricultor José Roberto Ferreira planta feijão para o consumo e para vender. É dessa colheita que ele sustenta sua família. Ele planta seis hectares, de 40 a 50 quilos de feijão, e afirmou que a terra de sua propriedade já está toda preparada, esperando só a chuva. "Se não chover eu não planto e isso vai me prejudicar muito, principalmente para os animais, porque nós humanos nos viramos e eles morrem logo", lamentou.
José Roberto afirma que acredita no poder de São José e que até faz promessa, tem crenças populares e comparece à procissão na Igreja, mas que este ano está acompanhando a previsão meteorológica e isso o tem desanimado. "Eles lá estudam e sabem mais do que nós, e infelizmente o que os profissionais estão prevendo é um inverno ruim. Eu, por exemplo, tenho costume de observar o vento e esse que ta aí é quente e vem do norte, o que significa que não é bom de chuva. O bom vem do nordeste", disse o agricultor.
Seu José Roberto, chefe de uma família de 11 filhos e avô de 20 netos, afirma que quando a colheita é boa, manda feijão para todo mundo. "Sempre que a gente pode colher bem todos eles já têm o feijão garantido, só que parece que este ano não vai dar", continuou.
Ele afirma ainda que tem uma última esperança, pois lembra que no ano de 1998 as chuvas começaram no dia 22 de março e que o inverno foi proveitoso para o plantio. "Faz mais de dez anos que não vejo uma seca assim", disse.

Este ano ela afirma que além das promessas feitas para São José, mandou um carneiro para as festividades da igreja, para ver se obtém mais ajuda divina. "Quem espera por Deus não cansa", concluiu José Roberto Ferreira.

PREVISÃO — De acordo com previsões do site Clima Tempo, hoje as temperaturas devem ficar entre 38ºC a máxima e 22ºC a mínima. A previsão é de um dia de "sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados, com chuva a qualquer hora".s

Jornal G. do Oste

Nenhum comentário: