sábado, 8 de maio de 2010

Audiência pública discute Censo 2010

No próximo dia 12 de maio, às 9h, será realizada Audiência Pública sobre o Censo Demográfico 2010, no plenarinho da Assembleia Legislativa. A atividade é uma proposição do Deputado Estadual Fernando Mineiro PT/RN e terá a presença do Presidente Nacional do IBGE, Eduardo Nunes, e da responsável pela Coordenação Operacional dos Censos, Maria Vilma Salles Garcia.

A audiência está sendo promovida em parceria com a Unidade Estadual do IBGE no RN, atualmente sob chefia do economista José Aldemir Freire. "Essa é uma importante oportunidade para conhecimento das metodologias que irão gerar informações sobre quantos somos no Brasil e no RN, onde estamos física, social e economicamente", explicou.

O censo resulta na produção de informações para o conhecimento do perfil da população brasileira, representando a mais relevante base de dados para o planejamento e ação de governo e de orientação para as empresas dos mais variados ramos. Ao longo da próxima década, esses dados servirão de base para decisões e investimentos que vão ditar os rumos do país, estados e municípios.

Para o evento, que é aberto ao público interessado, estão sendo convidados vários órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. Além do deputado Fernando Mineiro e dos membros do IBGE, foram convidados para composição da mesa: governador do RN, Iberê Ferreira; desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do RN, Expedito Ferreira de Souza; reitor da UFRN, José Ivonildo do Rêgo; reitora da Universidade Potiguar, Sâmela Soraya Gomes de Oliveira; supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Sócio Econômico - DIEESE/RN, Melquesedeque Moreira da Silva; presidente da Federação das Indústrias do RN, Flavio José Cavalcanti de Azevedo; presidente da Federação dos Municípios do RN, Luiz Benes Leocádio de Araujo; e o superintendente da Caixa Econômica Federal do RN, Jorge Gurgel de Souza.

Censo

O Censo 2010 será um retrato do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele dirá como são, onde estão e como vivem os brasileiros.

Este ano, está em curso, no IBGE, uma transformação de grandes dimensões nos seus métodos de trabalho e o principal benefício é o aumento do potencial analítico das informações estatísticas através de dados cada vez mais interativos e espacializados. Dentre os aperfeiçoamentos, pode-se destacar como exemplo a utilização do computador de mão, que amplia a capacidade de investigar novos temas e obter maiores garantias de qualidade.

Assessoria de Comunicação do Mandato Deputado Estadual Fernando Mineiro - PT/RN

Nenhum comentário: