quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Eleições do PT: pelo menos seis estados devem ter 2º turno

O presidente nacional do PT Ricardo Berzoini confirmou nesta quarta-feira o nome do ex-senador José Eduardo Dutra (SE) como o novo presidente do partido e disse que pelo menos em seis estados do País deverá haver segundo turno para a escolha de dirigentes locais.

Com 85% dos votos apurados, deverá haver segundo turno no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Rio Grande do Norte, Maranhão e Amazonas.

Até agora, dos 445 mil votos, Dutra foi eleito com mais de 236 mil votos (mais ou menos 57%), seguido do deputado José Eduardo Cardoso (SP), com cerca de 70 mil votos. O terceiro colocado foi o deputado Geraldo Magela (DF), com mais de 50 mil votos, seguido da deputada Iriny Lopes, com 44 mil votos.

A avaliação de alguns é de que a disputa em segundo turno nestes seis estados pode acirrar ainda mais situações complicadas nos estados onde a base aliada, corre o risco de lançar dois candidatos prejudicando o "projeto nacional" de eleger Dilma Rousseff.

Mas, segundo o atual presidente do PT Ricardo Berzoini,o partido se reunirá em congresso no ano que vem e este encontro será a instancia máxima para sanar problemas estaduais. "Esta não vai ser uma decisão de cúpula do PT, mas da base do partido", disse.

O segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED) será realizado no próximo dia 6 de dezembro.

Nenhum comentário: