quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ECONOMIA

Governo e IBGE confirmam: RN tem 3º PIB per capita do Nordeste

Na manhã desta quarta-feira (11), o livro RN Indicadores Econômicos e Sociais foi publicado pela Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), em parceria com a Secretaria Estadual de Planejamento e de Finanças (Seplan). O estudo retrata o desempenho dos principais índices alcançados entre 2002 e 2008 em importantes setores da economia estadual, e um dos dados de maior relevância põe o Rio Grande do Norte em posição de destaque na região. O RN aparece com o terceiro maior PIB per capita do Nordeste, sendo ultrapassado apenas pelo Sergipe e pela Bahia, mesmo assim, somente 2,5 pontos percentuais atrás do segundo lugar.

“Além desse livro, só este ano já publicamos o atlas de investimentos da região de Mossoró e o próximo é atlas do Seridó. A nossa intenção é criar as condições necessárias para que todos os municípios potiguares possam viabilizar seus investimentos. Queremos balizar estratégias e decisões de investimentos públicos e privados que possam nortear o desenvolvimento do Estado”, disse Nélson Tavares, titular da Seplan e presidente da AGN.
O levantamento dos dados foi elaborado também com o suporte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontou as principais potencialidades, os rumos a serem seguidos e também localizou as carências para as demandas futuras para aplicação de recursos.
"Com esses indicadores, esperamos modernizar o sistema de informações gerenciais do Estado, disponibilizando subsídios para uma avaliação retrospectiva do desempenho do Rio Grande do Norte. Com base na conjuntura de 2009, podemos até traçar uma prévia para o ano que vem”, afirmou José Aldemir Freire, diretor estadual do IBGE
Fonte: T. do Norte

Nenhum comentário: