quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Morre Padre Guido, o "pai" das crianças pobres de Mossoró

A Diocese de Santa Luzia está de luto. Morreu as 10hs de hoje Padre Guido Tonelloto", foi assim que o vigário geral da Diocese, Padre Flávio Augusto, anunciou a morte do sacerdote.

Padre Guido, pároco da Igreja de São José, estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Unimed. Vítima de um AVC ocorrido há seis anos. Desde então viveu o martírio da doença. Foi internado nos últimos dias em virtude de uma insuficiência respiratória e há quatro dias se mantinha vivo através de aparelhos.

"O estado de saúde de Padre Guido era muito preocupante. Aos 89 anos de idade teve sua saúde debilitada e voltou a ser internado. Hoje os médicos detectaram paralização generalizada dos órgãos e veio a morte", informou emocionado Padre Flávio.

Diante da tristeza de mais uma grande perda, em pouco mais de 30 dias a Diocese perdeu Monsenhor Américo Simonetti, Padre Flávio destacou a obra deixada pelo sacerdote. "Primeiro precisamos agradecer a Deus pelo grande Padre que tivemos. A cidade foi marcada pela experiência de vida de quem primeiro cuidou das crianças e jovens de nossa cidade. Ele costumava sair a noite pela cidade recolhendo as crianças de rua e levava-as para abrigar e dar-lhes comida e uma palavra amiga. Sem dúvida um exemplo a ser lembrado por todos nós", resumiu.

Padre Guido deixou sua terra Natal e veio para Mossoró em 1978, plantou raízes em Mossoró, e veio cuidar dos nossos pobres. Através do Projeto Esperança, marcou o seu sacerdócio usando o mais puro significado da palavra solidariedade. "Apesar de pregarmos sempre a ressurreição, sentimos significativamente a perda desses dois sacerdotes. Os dois serviram a Deus de formas diferentes mais dedicados a construção do bem e da palavra de Deus", analisou Padre Flávio.

Natural de Verona na Itália, Padre Guido Tonelloto adotou Mossoró como a sua 'terra do coração e recusou diversas propostas para retornar à Itália, sua terra natal. "Aqui é meu lugar. Minha satisfação está na alegria dos meninos, então não tem porque eu sair daqui. Somos uma grande família, aqui tem mais calor humano", frisava o Padre.

Padre Flávio informa que o corpo está sendo velado na Igreja de São José. "Realizaremos missas as 17hs, as 19:30 de hoje. Amanhã a missa de corpo presente vai ser celebrada pelo Bispo Diocesano a partir das 7:30h, em seguida o cortejo seguirá em direção ao Cemitério São Sebastião, onde Padre Guido será sepultado", informou.

Uma das grandes amigas e companheiras de Padre Guido, a senhora Edir Moura, diretora do Abrigo Amantino Camara, resumiu o sentimento de todos os mossoroenses. "A morte de Padre Guido é uma perda irreparável. Perdi um orientador religioso. Perdi um grande amigo", disse emocionada Edir.

BIOGRAFIA

Há 61 anos, no dia 29 de junho de 1948, ordenava-se sacerdote, no Instituto Teológico Salesiano, da província de Pádoa - Itália, Padre Guido Tonelotto.

Nasceu na província de Veneza, no dia 03 de fevereiro de 1920. Seus pais José Tonelotto e Maria Sodro, o educaram com muito carinho e cuidado, de tal forma que desabrochava na vida sobrenatural, no mesmo ritmo gracioso e sereno, com que Jesus Cristo crescia e se robustecia, não só em idade, mas também em sabedoria e graça, na presença de Deus e dos homens.

Animado com a sua educação, entra na Congregação, em 1939. Depois de 7 anos de fecundo apostolado na Itália, vem para o Brasil, no ano de 1955. Aqui desempenha a função de 1º Diretor do Colégio Carpina - PE que naquele tempo era também aspirantado.
Reconhecendo as suas grandes qualidades espirituais e administrativas, os Superiores o nomearam sucessivamente Diretor do Colégio do Carmo, em Belém do Pará e do Colégio dom Bosco, em Manaus.

Nestes 3 lugares onde passou como Diretor de Colégios Salesianos, Padre Guido Tonelotto, desempenhou o seu mistério com muito zelo sacerdotal e com muita eficiência, de tal forma que foi chamado pelos superiores maiores da Itália, onde passou a ocupar a direção do Colégio Salesiano, na Província de Verona.

Mas o desejo mais forte do Padre Guido era trabalhar no Brasil, servindo aos mais pobres e necessitados, sobretudo aos menores abandonados, animado pelo exemplo do seu fundador e pai espiritual - Dom Bosco - fazendo-se tudo para todos, a fim de lucrar todos para o Reino dos Céus.

Veio para Natal e prestou serviço como diretor do Colégio Salesiano São José. Depois de alguns anos, assumiu o Centro de Formação de Leigos da América Latina. A convite do saudoso Bispo Dom Gentil Diniz Barreto, veio trabalhar em nossa Diocese no ano de 1973.abalhou como Pároco da cidade de Martins e em seguida assume a Paróquia de São José, em Mossoró.É o inspirador, fundador e diretor do Projeto Esperança, que forma e educa muitos adolescentes e jovens na sede de nossa Diocese.

Mesmo com a saúde abalada Padre Guido conservou a eterna juventude e de deixou guiar pelo lema da sua ordenação sacerdotal inspirado no salmo 17 - Javé, tu és a minha lâmpada! Meu Deus, tu ilumina a minha treva!.
Correio da Tarde

Nenhum comentário: