quarta-feira, 24 de junho de 2009

Parque Ecológico de Apodi vai se tornar realidade

Reivindicação antiga dos moradores da região, o Parque Ecológico da Barragem Santa Cruz vai se tornar realidade. Para isso, a governadora Wilma de Faria, acompanhada do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, mais os deputados estaduais Wober Júnior (PPS), Larissa Rosado (PSB), Fernando Mineiro (PT) e a deputada federal Sandra Rosado (PSB) esteve na cidade de Apodi na sexta-feira passada, onde assinou a ordem de serviço para a construção do balneário. O parque será erguido próximo à Barragem de Santa Cruz, uma obra com investimentos de mais de R$ 2,5 milhões.
No Parque Ecológico haverá ainda parque infantil, área de jardins, estacionamento, auditório, vestiários e infraestrutura de iluminação e calçamento. O espaço também contemplará as atividades de esporte, com a construção de um campo de futebol e duas quadras poliesportivas. O centro de preservação ambiental reserva espaço para grandes eventos e palestras sobre meio ambiente. Ainda no leito do Rio Apodi, foi aproveitada uma grande área plana para um 'piscinão', onde será construída uma pequena barragem submersa e muros de arrimos para contenção das encostas.
Logo após visitar a barragem, houve uma reunião na Casa de Cultura Popular de Apodi, ocasião em que a prefeita Goreti Pinto (PMDB) conclamou a união de todos os apodienses na defesa e conquista de obras estruturantes para o município. O ex-candidato a prefeito da cidade pelo PC do B, Flaviano Monteiro, derrotado no último pleito por Goreti, atendeu ao apelo da gestora e, erguendo seu braço - num gesto aparentemente verdadeiro - deu o exemplo da consciência que a sociedade apodiense tem em defesa dos seus legítimos interesses.
"Se o gesto de Flaviano foi motivado por interesses meramente políticos, isso significa a mais completa dissimulação da sinceridade", comentou Wober Júnior. O deputado ainda acrescentou: "E isso é muito ruim para a sociedade, pois desgasta a credibilidade dos políticos, fazendo crer que apenas os interesses pessoais prevalecem nessas ocasiões".
Ainda na opinião de Wober, a prefeita e o ex-candidato assumiram um compromisso em defesa de Apodi. "Como testemunhas, estavam centenas de apodienses e mais a governadora Wilma de Faria, o vice-governador Iberê Ferreira, três deputados estaduais e uma deputada federal. Acredito que Flaviano fez um gesto de paz. Se mais tarde desfizer essa atitude, vai pagar muito caro politicamente. A sociedade não costuma esquecer esses gestos que, de tão bonitos e significativos, não podem ser vilipendiados".

REGISTRO - O discurso do deputado Wober Júnior, que falou antes da prefeita e do ex-candidato, tratou com ênfase a união de todos, em defesa de Apodi. Falou que a eleição havia terminado e o que tem sentido, agora, é o desenvolvimento da cidade e região. Salientou ainda que as 'disputas paroquianas' costumam penalizar, com crueldade, a população do município. "Obras, eventos e recursos, muitas vezes, são perdidos por conta dessas brigas, intrigas e concorrência política e eleitoral", disse.

COMPROMISSOS - A governadora e o vice-governador Iberê Ferreira se comprometeram em assinar outra importante ordem de serviço para Apodi. Trata-se da construção de um entreposto de mel, uma luta de anos, cujos recursos, já por duas vezes, foram devolvidos ao Ministério da Agricultura por erros burocráticos. Agora, finalmente, com tudo resolvido, a obra será construída.
Iberê afirmou que hoje (24) voltará a Apodi para ordenar o início da referida obra. Atualmente, Apodi vem se destacado no cenário econômico potiguar como um dos maiores produtores de mel do RN, notabilizando o Estado como produtor e exportador da iguaria. "O mel fazer parte de nossa pauta de exportação é uma vitória importante para os apicultores apodienses, que são organizados e competentes", comentou o deputado Wober Júnior.

IFRN e UERN - Ainda em Apodi, a governadora Wilma de Faria visitou as instalações do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN), que foi construído em terreno doado pelo Estado, uma área de 50 hectares. A instituição vai começa a funcionar ainda este mês, beneficiando 440 alunos. Também se reuniu com representantes da sociedade civil organizada, lideranças políticas e o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Milton Marques de Medeiros, na Casa de Cultura de Apodi, para tratar da instalação de um Núcleo da Uern no município. Com uma população de 37 mil habitantes, diariamente 500 estudantes de Apodi se deslocam para os núcleos de ensino superior da região.
Atualmente funciona na cidade de Apodi um Núcleo de Ensino Superior da Uern, com a oferta de dois cursos (Educação Física e Letras). Estes núcleos funcionam em caráter provisório e rotativo, ofertando cursos conforme as demandas apresentadas pelos municípios. A reivindicação da classe estudantil é que o atual Núcleo se transforme em um Campus definitivo. O assunto está sendo estudado pela governadora.
Depois de Apodi, a governadora Wilma de Faria se deslocou para Caicó. No sábado, ela visitou a Feira de Negócios do Seridó, evento realizado no Complexo Ilha de Santana, ocupado por 140 estandes.

Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: