terça-feira, 9 de junho de 2009

ECONOMIA

Preço do litro do diesel cai 9 ,6% a partir de hoje

Ana SilvaA partir de hoje preço do litro do diesel será reduzido em 9,6%
09/06/2009 - Tribuna do Norte

Brasília - A partir de hoje, o diesel estará 9,6% mais barato para o consumidor. O anúncio foi feito no início da noite de ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Segundo ele, o governo vai reduzir em 15% o valor do diesel, mas vai acrescentar R$ 0,04 no valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Mantega explicou ainda que a redução não será maior porque, como, em breve, aumentará a quantidade de diesel misturada ao biodiesel, de 3% para 4%, o custo da mistura vai ficar mais elevado.

A redução do preço do diesel, segundo ele, é mais uma medida anti-crise para reduzir o custo do combustível e também diminuir a previsão da inflação para o futuro. “A partir de amanhã( hoje), teremos o preço reduzido do diesel, que é um combustível importante para a economia, para o setor agrícola, que se movimenta com o diesel”, disse Mantega, ao chegar para reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Mantega disse, ainda, que será anunciada, também a partir de hoje, uma redução de 5% no preço da gasolina. Mas, segundo ele, isso não resultará em preço menor na bomba já que haverá uma recomposição da Cide na mesma proporção, que equivale a R$ 0,05 a mais. Com isso, o preço da gasolina se manterá. O aumento da incidência da Cide sobre a gasolina, de acordo com Mantega, significará mais recursos para os estados e os municípios.
T. do Norte

Nenhum comentário: