quarta-feira, 10 de junho de 2009


Olho – ENSINO SUPERIOR

Titulo – Apodi ganhara Campus da UERN

Manchetinha – Encravado no Médio Oeste o município de Apodi conta com mais de 500 universitários

Legenda – Reunião com o reitor Milton Marques, vice-governador e deputados em Mossoro

APODI – Apodi será contemplada com a construção do Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A garantia foi dada à prefeita da cidade, professora Maria Goreti da Silveira Pinto (PMDB) pelo reitor secretario estadual da Educação, Rui Pereira, reitor Milton Marques e pelo vice-governador Ibere Ferreira de Souza em recente reunião realizada em Mossoró e Natal.

Na sexta-feira passada a prefeita Goreti Pinto acompanhada do secretario de Urbanismo, Marcilio Reginaldo, chefe de Gabinete Civil, Klinger Pinto e do assessor Tiburcio Marinho participaram de um encontro em Mossoró como reitor Milton Marques que inclusive teve a participação das deputadas federal Sandra Rosado e estadual Larissa Rosado que também defenderam a construção do Campus da UERN para a cidade de Apodi junto com a prefeita Goreti Pinto.

Encravada no Médio Oeste Potiguar, a cidade de Apodi conta com mais de 1.500 estudantes cursando o segundo grau, que nos próximos anos vão estar ingressando numa faculdade. Atualmente, já são 506 fazendo curso superior em Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas e para suprir todas as necessidades da classe jovem apodiense que deseja ingressar no ensino superior a prefeita Goreti Pinto vem buscando apoio junto a toda classe política para lutar pela implantação do Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O município atualmente dispõe apenas de um Núcleo Avançado da UERN que dispõe de apenas dois cursos.

Além da preocupação da prefeita Goreti Pinto a proposta também vem sendo debatida pela Assembléia Legislativa, em Natal que através do deputado Robson Farias (PMN) realizara uma Audiência Publica em Apodi no próximo sábado. Robson teria garantindo uma Emenda no Orçamento do Estado no valor de R$ 1,5 milhão.

Segundo a prefeita Gorete Pinto, além de beneficiar mais de 2 mil estudantes de Apodi, o Campus também vai beneficiar os vizinhos de Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Itaú, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz e Caraúbas, que recentemente foi contemplada com um Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A construção do Campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte em Apodi está orçado em R$ 2 milhões. A Prefeitura de Apodi já disponibilizou o terreno para que seja avaliado pelo setor técnico da UERN.

“Iremos atrás dos recursos que faltam onde for necessário e estamos dispostos a providenciar o terreno que a Uern precisar para o Campus”, diz a prefeita Gorete Pinto, ao lado da secretária de Educação, Mara Marizete, e do presidente da Associação Cultural de Estudantes de Nível Superior (ACEMIS), Marcílio Regional de Souza, de Apodi.

O reitor Milton Marques informou a comissão liderada pela prefeita Gorete Pinto que já existe um projeto pronto na Reitoria da Uern em Mossoró de instalação do Campus em Apodi.

A prefeita Goreti Pinto esta confiante na concretização do projeto. “Já recebemos a noticia do reitor, do vice-governador que Apodi será contemplada com o Campus da UERN que junto com o IFRN transformará nossa cidade em um pólo regional de ensino superior”, comemora a prefeita Goreti Pinto.

Ascom PMA

Nenhum comentário: