quinta-feira, 7 de maio de 2009

RN pode ser considerado livre de aftosa ainda este ano


O presidente do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), Romildo Pessoa Júnior, está em Uberaba, Minas Gerais, onde foi participar da reunião do Fórum Nacional das Entidades de Saúde Animal (FONESA), que contou com participantes de todos os Estados do País.

Ao longo da reunião, os representantes da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária voltaram a elogiar o trabalho realizado pelo Rio Grande do Norte ao longo dos últimos anos, o que garante a mudança de status de médio risco para livre com vacinação ainda este ano, mais provavelmente entre setembro e outubro, de modo a que durante a Festa do Boi a nova classificação já esteja validada pelo Ministério da Agricultura.

Romildo Pessoa observou que a reunião, além de tratar das questões voltadas para a febre aftosa, o Fonesa também discutiu a implantação nos estados onde ainda não está sendo feita a rastreabilidade dos bovinos através do Sistema de Rastreamento de Bovinos (SISBOV).

Romildo Pessoa observou que o Governo Brasileiro quer chegar a 2010 atingindo a meta de que todos os estados estejam na condição mínima de médio risco de modo a que o Brasil seja declarado território livre da febre aftosa.
NACIONAIS - O coordenador de Eventos e Comunicação, Ricardo Valério de Menezes, também está em Uberaba onde acontece esta semana a Expozebu, o evento mais importante da raça em toda a América Latina.


Ricardo Valério está aproveitando a exposição para a divulgação de duas exposições nacionais que vão acontecer no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, na Festa do Boi, que está marcada para os dias 10 a 17 de outubro.


Por causa da falta de tempo para a entrega da sorologia, o leilão da raça Sindi marcado para a Expozebu foi transferido para o Rio Grande do Norte e, consequentemente, a Exposição Nacional da Raça a exemplo do que vai acontecer com a Exposição Nacional da Raça Santa Inês.
Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: