sexta-feira, 24 de outubro de 2008

VERGONHA E DESCASO NA EDUCAÇÃO




Vimos, nos últimos dias, Apodi ganhar destaque na imprensa estadual. Entretanto o realce midiático não nos trouxe orgulho e alegria, mas vergonha. Na noite de quarta-feira (22), assistimos, pela TV Cabugi, a notícia vergonhosa de que 24 estudantes, que representavam o nosso município, nos Jogos Escolares do Rio grande do Norte - JERNs -, encontravam-se abandonados no pátio de uma escola em Natal, pois, após o término de sua participação na competição, o carro que deveria ir buscá-los simplesmente não apareceu.

Sem transporte para retornar e sem dinheiro para sua alimentação, a garotada ficou a mercê da própria sorte durante três dias, sem qualquer assitência por parte do poder público. Somente após as denúncias feitas pela imprensa, o veículo para transportá-los finalmente apareceu e os jovens desportistas puderam voltar para casa.

Este fato serve para ilustrar a forma como é tratada a educação do nosso município. É exatamente assim que se encontra a área educacional apodiense: escolas sucateadas, professores desrespeitados em seus direitos, estudantes desassistidos, ou seja, um quadro de verdadeiro descaso. Para constatar isso, basta fazer uma visita aos estabelecimentos municipais de ensino e observar o quanto é gritante a disparidade entre os dircursos proferidos pelos nossos administradores e as suas ações.

Vale ainda ressaltar que, mesmo nessas péssimas condições, estes jovens estudantes conquistaram diversas medalhas para o nosso município numa demonstração de talento, garra determinação e amor ao esporte e à sua terra. Uma verdadeira lição para os gestores da educação e do esporte do nosso querido Apodi.

Nenhum comentário: