sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cefet-RN aplica provas neste domingo

O Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) vai aplicar no próximo domingo, 19, em todo o Estado do Rio Grande do Norte, as provas do Pró-cefet 2009. Nessa fase do exame, poderão participar apenas alunos do 9º ano do ensino fundamental provenientes de escolas públicas. No Estado, serão aplicadas provas em todas as unidades do Centro Federal: Natal (2), Mossoró, Currais Novos e Ipanguassu.
Para o Cefet de Mossoró, os 897 estudantes inscritos irão concorrer aos cursos de Informática, Eletrificações, Eletrotécnica e Mecânica. Ao todo vão ser selecionados os 18 alunos que alcançarem as melhores notas em cada um dos cursos, totalizando 72 aprovados na cidade. O resultado com a lista dos convocados está previsto para ser divulgado a partir do dia 28 de novembro.
Segundo o coordenador administrativo do Cefet de Mossoró, José Cilereudo, o candidato que concorre no Pró-Cefet escolhe o curso ao qual deseja estudar somente no momento da prova. "A maioria dos alunos opta pelo curso de informática, mas os demais cursos também apresentam uma boa procura", informou.
O Centro Federal de Educação Tecnológica adota um sistema semelhante ao de cotas, utilizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durante as provas do Pró-Cefet, onde disponibiliza 50% para estudantes de escolas públicas, e a outra metade é destinada aos alunos das escolas privadas.
Ainda de acordo com José Cilereudo, "se os alunos das escolas públicas concorressem de forma igual com os de escola privada, certamente os de instituições particulares teriam um resultado melhor, porque o ensino nelas é bem melhor que o das públicas".
Em um primeiro momento, são realizadas as inscrições e, conseqüentemente, as provas para os alunos vindos de escolas públicas, como é o caso deste domingo. Em seguida, acontecem as inscrições e a aplicação das provas para os estudantes que cursaram o 9º ano do ensino fundamental em escolas privadas. O Pró-Cefet dos alunos das escolas particulares vai acontecer dia 21 de dezembro em todo o RN.
Em ambos os estilos de avaliação as provas contém 40 questões, sendo 20 de português e 20 de matemática, e ainda uma questão discursiva abordando algum dos temas de atualidade, contida no livro que o candidato recebe no momento da inscrição.
Para as provas deste domingo, a coordenação do Cefet informa que os portões estarão abertos das 13h às 13h45, e as provas respondidas de 14h às 18h.
Jornal de Fato

Nenhum comentário: