terça-feira, 7 de outubro de 2008

Oposição vence em cidades importantes

Oeste - A oposição comemora vitória em pelo menos três cidades importantes do Oeste. Em Patu, o ex-prefeito Ednardo Moura (PSB) conseguiu vencer o candidato do prefeito Posidônio Queiroga, João Godeiro (PC do B), derrubando uma hegemonia que já durava oito anos.

Ednardo, que teve o apoio decisivo do professor Aluísio Dutra (PT), obteve maioria de 438 votos, alcançando 53% dos válidos contra 46% do opositor. A campanha foi marcada pelo pedido de impugnação da candidatura de Ednardo, que foi revertido em tempo hábil, o que lhe conferiu a vitória no domingo, 5.

O município de Caraúbas ainda vive o clima de festa depois da vitória do empresário Ademar Ferreira (PSB) sobre o prefeito Eugênio Alves (PR) que chegou a divulgar pesquisa boca de urna com vantagem de 23 pontos. A vitória com maioria de 548 dá início a uma nova era na política da cidade.

Em Apodi, a vice-prefeita Gorete Pinto (PMDB) também comemora vitória de opositora, já que o prefeito José Pinheiro Bezerra (PR) decidiu subir no palanque do professor Flaviano Monteiro (PC do B), definindo os grupos de oposição e situação na cidade.
No município de Rafael Fernandes, o candidato Nicodemos Júnior (PMDB) surpreendeu derrubando o situacionista Francisco Vandilson (PMN) com maioria de 143 votos, dois a mais que o terceiro colocado, Nícolas Carneiro (PSDC), que ensaiou montar uma terceira força.

Nicodemos Júnior entrou na campanha nos últimos dias depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu a candidatura de seu pai, José Nicodemos (PMDB) por irregularidades na prestação de contas de seu período de prefeito no município.

A oposição de Francisco Dantas também comemora a larga vitória de Gilson Dias (PTB) sobre o candidato do prefeito Geraldo Margela (PSB), Fhredy Campos (PSB), com quase 60% dos votos válidos. A diferença de 19% de maioria marca a rejeição do grupo do prefeito, que governou o município por 8 anos.


SITUACIONISTAS

A oposição não teve força suficiente para derrubar os prefeitos, candidatos à reeleição, em outras três importantes cidades do Alto Oeste. Em Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo (DEM) manteve sua liderança derrubando Nilton Figueiredo (PP) com maioria de 344 votos.

Em Alexandria, o prefeito Alberto Patrício (PP) voltou a se reeleger derrubando o ex-prefeito Nei Rosato (PMN) com maioria de quase 1.300 votos, o que representa um percentual de 15% no eleitorado local.

Em Umarizal, não foi diferente. O prefeito Rogério Fonseca (PSB) derrotou a candidata oposicionista Elijane Paiva (PR) com mais de 600 votos, numa vantagem de 9%. Elijane é esposa do ex-prefeito Neo, que teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TCE).
jotta Paiva
Oeste.
07/10/2008

Nenhum comentário: