sábado, 25 de outubro de 2008

Feira Nacional de Agricultura Familiar será realizada em novembro

25/10/008

A quinta edição da Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária será realizada de 26 a 30 de novembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A primeira edição do evento fora de Brasília vai contar com um espaço de 25 mil metros quadrados, com 480 estandes individuais e coletivos. Com a mudança, a organização pretende aproximar mais o setor dos grandes centros consumidores.

As quatro edições anteriores movimentaram cerca de R$ 40 milhões. No evento deste ano, o visitante vai poder encontrar a diversidade da produção de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, extrativistas, indígenas e quilombolas de todo o país. Cada ambiente da feira será inspirado nas características das diferentes regiões do Brasil rural.

A divisão em ilhas temáticas, que reunirão estandes coletivos de 15 a 20 expositores, é uma novidade desta quinta edição. A Praça da Cachaça vai trazer uma réplica de um botequim para degustação de produtos artesanais e orgânicos. Na Praça dos Orgânicos, o visitante encontrará um armazém para a venda e degustação de alimentos sem agrotóxicos.

O tema deste ano será "Agricultura Familiar e a Produção de Alimentos", motivado pela atual crise alimentar que ocorre no mundo. Com isso, a organização do evento pretende construir espaços de debates antes, durante e após a feira para marcar a posição do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Governo acerca dessa questão.

Cada um dos seis membros plenos ou associadas do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Venezuela) vai ter à disposição um estande para expor seus produtos. Durante a feira, será realizada a 10ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (REAF). O encontro reunirá lideranças de trabalhadores da agricultura familiar, técnicos e autoridades dos países integrantes ou associados do Mercosul.

A Feira também terá um espaço para a realização de uma Rodada de Negócios, sob coordenação do SEBRAE/RJ. A Rodada constitui-se em um encontro de empresas compradoras (mini, pequenos e supermercados, bares, restaurantes e similares, lojas de produtos naturais e outros varejistas e atacadistas) com as agroindústrias, com o objetivo de comprar ou vender produtos.

Atualmente, a agricultura familiar representa aproximadamente 85% dos estabelecimentos rurais do país. Na média, é responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. O setor contribui com o esforço exportador a partir de várias cadeias de produção de que participam, correspondendo a cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
Fonte: Informativo PT

Nenhum comentário: