terça-feira, 29 de setembro de 2009

Prefeitos pedem 40 policias e 10 viaturas

Apodi - Assaltos em comércios, furtos em residências e pistolagens. Práticas comuns que há dois anos têm tirado o sossego dos moradores de seis municípios do Médio Oeste potiguar - Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes e Caraúbas. Os prefeitos reivindicaram ao Governo do Estado 40 policiais e 10 novas viaturas para atuar na região.
Os gestores destes municípios se reuniram com as autoridades policiais, empresários e a população e chegaram a um consenso: precisam do dobro do número de policiais existentes e novas viaturas para combater o avanço da violência, não só na cidade, mas também na zona rural.
A proposta foi apresentada ontem ao secretário Agripino de Oliveira Neto, de Segurança e Defesa Social, do Governo do Estado. A meta da PM e da Polícia Civil é agir de forma integrada, de modo que quando acontecer um assalto em Apodi, a caçada aos bandidos seja simultânea na região, com apoio dos municípios próximos. Para tanto, é preciso viaturas e mais policiais.
Estes municípios somam uma população de 80 mil habitantes, numa área de 3.600 km², na qual apenas 82 policiais militares fazem o patrulhamento. Como consequência, até os estudantes estão sendo vítimas de ação de assaltantes no trecho entre Caraúbas e Apodi.
A região, devido à fragilidade de segurança pública especificamente nas estradas vicinais, se tornou rota de fuga de bandidos do Rio Grande do Norte na direção do Ceará, levando medo aos moradores da Chapada do Apodi. "Este é um quadro insustentável", diz o prefeito Brás Costa, de Felipe Guerra, que já foi vítima de assaltantes em sua própria residência.
"Perdeu-se a tranquilidade do interior, tanto nas pequenas como nas grandes fazendas. Os bandidos matam, roubam e espalham terror. Recentemente, em Riacho da Cruz, pistoleiros invadiram uma fazenda e mataram o agropecuarista João Suassuna.
Na região de Felipe Guerra, assaltantes invadiram uma propriedade e espancaram os donos, por não haver dinheiro para eles roubarem. O quadro se tornou insustável. "Não pode continuar deste jeito, sem tranquilidade para o povo", reclama o prefeito Ademar Ferreira, de Caraúbas.
O movimento foi liderado pela prefeita de Apodi, professora Goreti Pinto. "Através de denúncias anônimas, os gestores se municiaram com informações e se uniram com o intuito de dá um basta na situação. Foi elaborado um documento para ser entregue ao secretário de Segurança do Estado, Agripino de Oliveira Neto", diz a prefeita de Apodi, Goreti Pinto (PMDB).
Segundo Goreti Pinto, a população está desestimulada até a produzir em suas propriedades, "porque lá estão roubando desde a fiação elétrica até o rebanho", reclama Goreti Pinto ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Agripino Neto. Há situações onde o agricultor tem o motor bomba roubado e é obrigado pelos bandidos a comprar de volta.
O contingente necessário de militares é de 198 homens para cobrir a região, porém só existem 82 homens designados, sendo que metade fica de folga enquanto a outra metade trabalha. Na ocasião da reunião com o secretário ontem, os prefeitos lembraram que no dia 15 de outubro 250 policiais se formam na academia de Mossoró e querem parte destes PMs atuando na região.
Na proposta apresentada ao secretário, os prefeitos pediram pelo menos mais 40 policiais e 10 viaturas, sendo duas motocicletas, para cobertura em todas as cidades. A reunião proposta pelo deputado Estadual Wober Júnior (PPS) contou com a participação do delegado-geral de Polícia Civil Elias Nobre, além do comandante-geral da PM Marcondes Pinheiro.

CezarAlves
DaRedação

Nenhum comentário: