segunda-feira, 7 de setembro de 2009

População apodiense comemorara Independência do Brasil


APODI – Autoridades civis e militar e estudantes participaram nesta segunda-feira, 7 de setembro, da solenidade alusiva ao Dia da Independência, que acontecera no Palácio Francisco Pinto – sede do Poder Executivo Apodiense.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Apodi, a solenidade será realizada na manhã desta segunda feira, as 05:00hs da manha com a Alvorada – Banda Municipal de Musica Antonio de Pádua Leite, as 08:00hs a prefeita Maria Goreti da Silveira Pinto (PMDB), fará o hasteamento da Bandeira Nacional na Praça Francisco Pinto, com presença de estudantes da rede de ensino e autoridades civis e militares.

O dia 07 de Setembro é data em que os brasileiros comemoram a Independência do Brasil. A data começou a ser desenhada muito antes, com diversas ações e acontecimentos históricos. Mas foi no dia 9 de janeiro de 1822, quando D.Pedro decidiu ignorar a corte portuguesa que o queria de volta Portugal e ficar no país é que começou a se configurar a independência de fato.

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”, disse D.Pedro, decisão que apressou a independência do país, pois o ‘Dia do Fico’ foi seguido de diversas medidas que desagradaram a corte portuguesa. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino.

Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência. Durante viagem entre Santos e São Paulo, chegou às mãos de D. Pedro carta do reino em que a corte anulava a Assembléia Constituinte e exigia sua imediata volta a Portugal.

Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil. Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México.

Ascom PMA

Nenhum comentário: