quinta-feira, 16 de julho de 2009

SOCIAL


APODI – Na tentativa de busca uma solução para os catadores de lixo do Aterro Sanitário Controlado de Canto de Varas que trabalham diariamente sem as mínimas condições de segurança. A Prefeitura do Apodi através da Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Urbanismo esta realizando um trabalho junto aos quase 20 catadores que trabalham de forma autônoma na coleta de lixo reciclável do Aterro Sanitário da cidade.

Uma equipe de técnicos e assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, comandada pelo secretario Laete Oliveira, estiveram fazendo uma visita ao Aterra Sanitário onde foi feito um mapa com a identificação de todos os problemas e o real numero de famílias que diariamente garantem seus sustentos através da coleta de lixo.

“São quase 20 famílias que sobrevivem dessa atividade e que enfrentam grandes riscos de contaminação, pois trabalham sem botas, mascaras, luvas e se quer um galpão para se proteger do sol e da chuva”, comentou o secretario Laete Oliveira que já esta providenciando todo o material de segurança para os catadores.

Hoje (sexta-feira) os Secretários de Desenvolvimento Social, Laete Oliveira, Ivanildo Lima, Saúde e Elton Souza, Urbanismo juntamente com a prefeita Goreti da Silveira Pinto (PMDB) e todos os catadores vão participar de uma reunião para discutir o problema de forma mais ampla e com resultados mais urgentes. Dentre os vários assuntos que serão debatidos na reunião a criação de uma cooperativa de catadores será um dos temas principais.

Todas as famílias que atuam no Aterro Sanitário de Apodi não fazem parte do quadro de funcionários da Prefeitura Municipal, mesmo assim a prefeita Goreti da Silveira Pinto tem demonstrado preocupação com a situação social e de saúde dessas famílias e esta buscando resolver a situação dessas famílias o mais rápido possível.

Lixão – O Aterro Sanitário de Apodi é uma erança da gestao passada e mas parece com um lixão do que com um Aterro Controlado, a área já não tem mais espaço para receber tanto lixo e isso tende a prejudica ate o lençol freático do município, inclusive o Ministério Público Estadual já pediu ate a interdição do local.

Ascom: PMA

Nenhum comentário: