terça-feira, 7 de julho de 2009



Lula recebe prêmio na UNESCO
Na imprensa brasileira, ninguém sabe, ninguém viu...
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá hoje em Paris o Prêmio de Fomento da Paz Félix Houphout-Boigny outorgado pela UNESCO

Presentes estarão os presidentes de Senegal, Abdoulaye Wade, de Cabo Verde, Pedro Pires, e o premiê português, José Sócrates.
Também estarão presentes o Secretário Geral da Organização internacional da Francofonia, Abou Diouf, o ex-dirigente de Costa de Marfil Henri Konan Bedié e o ex-presidente de Portugal e vice-presidente do júri que outorgou o prêmio, Mario Soares.

Mário Soares, quando expôs a decisão do tribunal no mês passado, disse que Lula obteve o prêmio por seu trabalho em favor da paz, o diálogo, a democracia, a justiça social e a igualdade de direitos e também por sua inestimável contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias.
O prêmio foi criado em 1989 pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Seu objetivo é homenagear pessoas, instituições ou organismos públicos ou privados que contribuam significativamente ao sustento, à busca, ou manutenção da paz respeitando a Carta das Nações Unidas e a Constituição da organização.
Nelson Mandela, Frederik W. De Klerk, Yitzhak Rabin, Yasser Arafat, o rei da Espanha, Juan Carlos I, o ex-presidente dos Estados Unidos, James Carter, o presidente de Senegal, Abdulaye Wade, e o ex-presidente da Finlândia, Martti Ahtisaari já receberam esta distinção.
A mídia brasileira, até ontem à noite quando fechei esta coluna não deu uma linha. Quem sabe, hoje dê alguma notinha de pé de página.

Fosse uma notícia ruim e todas as capas de jornais e revistas e todos os horários nobres de TV e rádio dariam destaque absoluto. Mas... Desculpem. É que eu sou besta mesmo. Tem uma notícia mais importante: como é que se consegue um ingresso para o enterro de Michael Jackson. Pois é: ingresso para enterro disputado a dez mil dólares. Um prêmio internacional pela paz e contra a fome não vale nada.

É por isso que Lula não faz nada para essa imprensa cair e ela despenca, enquanto essa imprensa faz tudo para destruir e ele cresce e brilha.



Suicídios

Doze fãs de Michael Jackson em diversos países do mundo cometeram suicídio ao saberem da sua morte. Isto só vem provar que sua influência foi muito negativa em quase todos os sentidos. Já pelejei para encontrar um pouco do valor que estão querendo lhe atribuir. Continuo sem conseguir. Desculpem-me a estreiteza. Dos mortos que cantavam prefiro continuar chorando três. Luciano Pavarotti, Elino Julião e o poeta Luiz Antonio. Desculpem, mas é assim que sou.
Crispiniano Neto
Jonal de fato

Nenhum comentário: