sexta-feira, 3 de julho de 2009

MEC abre inscrições para cursos de formação para professores

Estão abertas as inscrições para o Plano Nacional de Formação dos Professores de Educação Básica. Os docentes interessados em completar os estudos devem se inscrever no portal "Plataforma Freire". Basta entrar no endereço www.freire.mec.gov.br e informar dados pessoais para concorrer a uma das 54 mil vagas dessa primeira etapa do programa. O professor terá que cadastrar também o currículo e mantê-lo atualizado.

Em convênio com 90 instituições de ensino superior públicas, o governo vai financiar o curso de formação dos professores que poderão fazer a primeira licenciatura, se graduar na área que lecionam mesmo que já tenham outro curso superior, ou completar os estudos para licenciatura.

No caso dos bacharéis, as primeiras 54 mil vagas são para professores que estão nas salas de aulas das redes públicas, estaduais e municipais. O professor vai escolher o curso que quer fazer no portal lançado pelo MEC. As aulas começam no segundo semestre e 52% das vagas são para cursos presenciais e 48% para cursos a distância.

Nesse momento, os docentes farão a pré-inscrição e as secretarias estaduais vão distribuir as vagas de acordo com a estratégia do órgão.

Nenhum comentário: